Dia Nacional do Doador: Hemose reforça a importância da doação

Gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas destaca que todos os tipos de sangue são necessários no momento. (Foto: Hemose)

O dia 25 de novembro é conhecido como o Dia Nacional do Doador de Sangue. Comemorado pelos hemocentros ano a ano, em 2020 não será diferente. Isso por que o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) segue em busca de doadores. Nos últimos meses, o Hemose que encontrava-se com baixos estoques de sangue buscou ações planejadas para realizar as coletas.

Segundo a Gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, é importante que se tenha doadores voluntários todos os dias. “A importância da doação de sangue para nós são todos os dias. No dia-a-dia os hospitais estão precisando. O doador é a matéria-prima do hemocentro que a gente precisa para fornecer esse sangue”, diz Rozeli. De acordo com ela, houve uma melhora no quadro de doações após as ações de coleta de sangue realizadas nos últimos dois meses pelo Hemose, em conjunto com o Colégio Atheneu e também com a DESO.

Rozeli ainda destaca que atualmente todos os tipos sanguíneos estão sendo necessitados. “No momento que estamos passando, precisamos de todos os tipos de sangue. Que seja uma pessoa saudável e dentro dos critérios. Temos os critérios básicos. Quem pode doar são pessoas saudáveis, que pesem acima dos 50 kg. Não é necessário estar em jejum, a pessoa deve vir alimentada. Mas evitando alimentação gordurosa. Ter dormido no mínimo seis horas, não ingerir bebida alcoólica nas últimas doze horas e evitar fumar pelo menos duas horas antes”, explica.

Mas em tempos de pandemia, ainda é necessário se precaver. E por conta disso fica o alerta para os doadores que já tiveram o coronavírus. “Quem teve Covid-19 só pode doar trinta dias após estar curado totalmente. Sem nenhum sintoma. E quem teve contato (com pessoas infectadas) pode doar após 14 dias. Mas vai passar pela triagem, para ver se está dentro das condições de doar”. Completa Rozeli.

Ações

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) deu início às  ações da Semana do Doador. Ao longo da semana estão programadas campanhas com grupos, instituições parceiras e a abertura da unidade de Coleta do Hemocentro, que funcionará no Shopping Riomar, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 17h.

Nesta quarta-feira, 25, data que é celebrado o Dia Nacional do Doador, será realizada uma ação social na recepção do Hemose, a partir das 8h30, com uma homenagem a grupos fidelizados,  voluntários do sexo masculino e feminino,  com maior número de doações de sangue, doadores pelo método de Aférese e aniversariante do dia.

Para doar, os voluntários podem fazer o agendamento entrando em contato com o Hemose por telefone ou indo ao Hemocentro localizado na Rua Quinze, no bairro Capucho. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Podem comparecer doadores dos 16 aos 69 anos. No caso de menores de idade, deve portar uma autorização dos responsáveis, que pode ser impressa no site do Hemose.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais