Dicas e cuidados na compra de peixes e frutos do mar

Cuidados na compra de peixes e frutos do mar podem prevenir doenças (Foto: Ascom/SMS)

Dias antes da Semana Santa a procura por peixes e frutos do mar já é intensa nas feiras e supermercados da capital sergipana. É pensando no bem estar e na saúde dos cidadãos que a Secretaria da Saúde de Aracaju, através da Vigilância Sanitária, apresenta dicas importantes para que a população evite a compra de alimentos que podem estar contaminados e causar doenças diversas, como a intoxicação alimentar. Quem repassa as informações é o fiscal e técnico da gerência de alimentos e de serviços veterinários, Juliano Santos.

Segundo o técnico, o primeiro passo é observar se o peixe está mantido sob refrigeração entre -5°C e 0°C, em um balcão refrigerado ou sob gelo em escama. O objetivo é saber se o peixe, seja ele de qualquer espécie, encontra-se em boas condições de consumo e de refrigeração. "Quando os peixes são comprados inteiros as guelras devem estar sem limo, úmidas e rosadas, aproximando-se do vermelho; o corpo deve estar firme, liso e sem machucados.", explicou Juliano.

Outras características que devem ser observadas são a pele e os olhos dos peixes. "A pele deve estar brilhante e úmida, com suas escamas intactas. Os olhos devem estar firmes, brilhantes, transparentes e sem manchas, por isso, não compre peixes com olhos opacos, secos ou murchos", disse.

De acordo com o técnico de alimentos, é preferível que as postas sejam cortadas na presença do comprador, ou que o peixe seja comprado inteiro e cortado em casa. Em geral, peixes muito grandes são vendidos em postas cortadas. Para avaliar se as postas estão frescas, o técnico alerta que o peixe deve ter cheiro fresco e aparência úmida, firme e elástica e não possuir aparência ressecada.

Nos camarões, também é importante analisar alguns cuidados, pois a casca deve ser firme e fresca e a cabeça aderente ao corpo. "Os cozidos devem ser firmes e brilhantes, já os crus tem que estar com a casca acinzentada. Evite comprar camarões com manchas pretas, pois não estarão frescos", frisou Juliano.

No momento das compras é preciso tomar certos cuidados para aquisição de um bom pescado, porque este é um alimento de fácil deterioração, por esse motivo, a Vigilância Sanitária vem se preocupando em fiscalizar a comercialização dos peixes e frutos do mar na capital sergipana. "Durante esta semana já intensificamos o trabalho de fiscalização nos mercados de Aracaju, mas é importante que os comerciantes e os compradores estejam sempre atentos com esses cuidados fundamentais de higiene nos alimentos", finalizou o técnico.

Fiscalização no mercado municipal

A Saúde de Aracaju está de olho na fiscalização e já na segunda-feira, 14, as equipes da vigilância vão inspecionar o setor de pescados do Mercado Municipal.

Desde o início de abril os fiscais sanitários visitam em média 20 estabelecimentos por semana, direcionando atenção para os pescados com inspeções em pontos de vendas exclusivos do produto como peixarias e distribuidoras, assim como supermercados.  E desde o início de janeiro vem sendo feito o controle das condições de exposição e venda de produtos de origem animal, com verificação das temperaturas e condições de higiene dos balcões expositores.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais