Diretoria da Avosos acompanha o funcionamento da Ala Tia Ruth no Huse

Diretoria e conselheiros estiveram na Unidade de Saúde (Foto: Avosos)

Esta semana, na manhã da quarta-feira, 27, no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), representantes da Diretoria da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) visitaram as novas instalações do internamento para crianças e adolescentes com câncer. O novo espaço, denominado Internamento Pediátrico da Oncologia Maria Ruth Wynne Cardoso ´Tia Ruth´, foi reformado com recursos da Avosos, por meio de fundo de reserva de parceiros e recursos provenientes do Centro de Oncologia da instituição.

Segundo informações do fundador e presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo, a Diretoria da instituição entendeu que, além de fornecer o recurso financeiro (R$ 257 mil), deveria ampliar o termo de parceria com o Governo do Estado e atuar frequentemente com visitas ao local, como forma de acompanhar o bom funcionamento do local. “Nosso desejo é que o Internamento Tia Ruth seja um espaço bem cuidado e, por isso, a Diretoria da Avosos deseja colaborar para o bom funcionamento do local”, informa o voluntário.

Além de Wilson Melo, participaram da visita os voluntários: Jeane Vieira (fundadora e coordenadora do Voluntariado), Sônia Maria Silva de Menezes (vice-presidente), Nanci Moreira de Melo (2ª tesoureira), Josefa Cacilda Santos Gois (1ª secretária), Gabriel Soares de Aquino (2ª secretário), bem como os conselheiros para assuntos econômicos e fiscais Magali Souza Siqueira, Odimar Maria Dantas Oliveira, Maria Euda Guimarães Matos e Maria Freitas de Vasconcelos Melo.

O Dr. José Geraldo Dantas Bezerra, um dos pioneiros na área oncológica do Estado de Sergipe, também foi convidado a participar da visita. “Fiquei admirado e muito satisfeito com a visita, porque eu cheguei primeiro na área de oncologia aqui no Estado, no ano de 1975, e sei muito bem a dimensão das dificuldades que os conterrâneos impunham para o tratamento oncológico. Na época achavam que a oncologia era uma especialidade que não tinha esperança nenhuma e, no entanto, a gente está vendo o aumento da sobrevida dos pacientes, graças à nossa intervenção, o nosso cuidado, o nosso zelo. Isso me alegra muito e, sem dúvida nenhuma, recordar a figura de Tia Ruth e o que ela significou para oncologia em Sergipe. Tia Ruth quebrou os paradigmas que a sociedade tinha e mostrou que, com amor, a gente consegue curar”, revela o médico.

Para a voluntária Odimar Maria Dantas Oliveira, uma das conselheiras para assuntos econômicos e fiscais da Avosos, a Avosos batalhou muitos anos por este local. “Um espaço humanizado para cuidar não só das crianças e adolescentes assistidos pela Avosos, mas de outras casas de apoio. O governador nos prometeu que cederia este espaço e somos muito gratos, pois isso garantiu outra qualidade de vida ao tratamento contra o câncer”, pontua a conselheira.

Para o 2º secretário da Avosos, Gabriel Soares de Aquino, a aplicação dos recursos da Avosos melhoraram as condições de internamento, bem como humanizaram o local. “As crianças já sofrem com a doença e não encontrar um ambiente em ordem é muito ruim. Gostei muito da aplicação do recurso da Avosos e essas visitas periódicas são fundamentais para verificarmos em que condições estão os equipamentos que doamos para o HUSE”, declara o voluntário.

Ala Tia Ruth

O Internamento Pediátrico da Oncologia ´Tia Ruth´ possui 5 Enfermarias, 17 leitos, 01 leito da Sala de Estabilização, 01 leito da Sala de Isolamento, 01 sala de Prescrição Médica, 01 Posto de Enfermagem, 01 estar da equipe de Enfermagem, 01 copa, 01 depósito e 7 banheiros.

Fonte: Avosos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais