Disciplina Positiva educa crianças e adolescentes com afeto e limites

Renata Ribeiro participa de um grupo de Disciplina Positiva (foto: Martha Oliveira)

Educar filhos é uma tarefa complexa e abre espaço para muitas dúvidas. Mas uma teoria que começa a ser difundida no Brasil promete ajudar nessa missão: a Disciplina Positiva, uma proposta de Jane Nelsen baseada no trabalho dos austríacos Alfred Adler, psicólogo, e Rudolf Dreikurs, psiquiatra e educador, que objetiva o encorajamento de crianças e adolescentes baseado na firmeza e na gentileza. Em Aracaju, a psicóloga Fernanda Carvalho é uma das pioneiras no assunto e vem trabalhando a filosofia em palestras, grupos de mães e pais, além de treinamentos de educadores em escolas e berçários.

Um dos pontos tratados pela especialista diz respeito a um dos comportamentos mais comuns entre as crianças: a birra. “É quando a birra acontece que podemos ensinar às crianças a lidar com as emoções e a ter controle destas. Falar em Disciplina Positiva é falar em respeito, validação das emoções, responsabilidade, comprometimento”.

Ainda segundo Fernanda, a Disciplina Positiva não representa um modelo pronto. “É preciso entender que não é fórmula mágica, mas uma mudança na forma de olhar para as relações, buscando o exercício da empatia. Percebemos que muitas vezes os pais não têm consciência que estão reproduzindo o que tanto querem evitar: a réplica do que foi aplicado na infância deles. São vivências muito ricas e encantadoras que envolvem a Disciplina Positiva”, explica a profissional.

Fernanda vem trabalhando filosofia em palestras (foto: Arthur Soares)

A jornalista Renata Ribeiro participa de um grupo de Disciplina Positiva e revela que está sendo transformador. “Estou aprendendo a ter calma, paciência, compreender melhor minha filha, a entender sobre o seu comportamento, perceber que uma criação gentil não se confunde com permissividade. Consegui rever muitas ações na criação da minha filha através da disciplina positiva, enxergando-a como uma criança mesmo, que está em desenvolvimento e que precisa de mim pra ajudar a controlar seus sentimentos, a se sentir encorajada e amada. Eu também me sinto mais confiante. Fazer o uso da disciplina positiva tem feito muita diferença aqui em casa. Os gritos diminuíram, a concentração de stress em determinadas situações também. Quando você passa a enxergar de outra forma, avaliando as coisas com mais equilíbrio, com mais respeito, fica tudo melhor”, comenta.

PRINCÍPIOS
Segundo Jane Nelsen, a Disciplina Positiva constrói-se a partir de cinco princípios: conexão com a criança; respeito mútuo; efetivação a longo prazo; ensino de habilidades sociais e de vida; foco no encorajamento e desenvolvimento da autonomia. Muitos associam esta filosofia de vida à permissividade, mas Jane Nelsen ressalta justamente o caminho do meio, a necessidade de limites e o respeito.

Fonte: Assessoria de imprensa 

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