Unidade já não está atendendo mais pacientes (Foto: Portal Infonet) |
As Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju [Emergências do Nestor Piva e Fernando Franco] já estão sem receber novos pacientes por falta de higienização. Na manhã desta segunda-feira, 31, a empresa responsável por esse serviço [Multiserv], alegou uma dívida de R$ 8.454.181,18 da Prefeitura com a empresa, e por esse motivo, solicitou a suspensão do contrato. Funcionários terceirizados responsáveis pela higienização e outros serviços administrativos deixaram de comparecer aos seus postos de trabalho como reflexo da suspensão do contrato.
Na tarde desta segunda-feira, pacientes que procuraram a Urgência do Nestor Piva, por exemplo, ficaram sem o atendimento e sem informação. Michele de Jesus saiu do hospital acreditando que o não atendimento foi por conta de ausência médica. “Não me informaram nada. Deve ser porque não médico para atender. Vou ter que procurar um posto de saúde ou ir ao João Alves [HUSE] esperar atendimento”, afirmou indignada. A ausência dos funcionários de higiene também já podia ser observada no pátio da unidade, onde uma pequena quantidade de lixo estava jogada no chão.
O presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), João Augusto, confirmou a interrupção nos atendimentos nas duas unidades hospitalares, e ainda informou que unidades da rede básica [postos de saúde] também já estavam suspendendo o atendimento. “É lamentável porque quando retornamos de uma greve, essa situação explode. Não se tem como atender um paciente sem higiene. Hoje alguns postos ainda conseguiram manter os atendimentos, mas e amanhã, será que vai ser possível?” indagou o sindicalista.
Michele de Jesus saiu indignada pois não foi atendida
|
Augusto categorizou ainda a situação como caótica e culpa o que chama de ‘má administração’ da atual gestão pela paralisação dos terceirizados. “É uma situação que nós já prevíamos há algum tempo. Tudo isso é fruto dessa má administração. E o maior prejuízo é para a população”, acrescentou.
No final da tarde a Prefeitura Municipal de Aracaju se pronunciou por meio de nota. A gestão reconheceu à dívida com a empresa e afirmou empregar esforços para que as dívidas sejam sanadas com brevidade. Em nota a Prefeitura não explicou como pretende gerenciar a higiene dos hospitais nos próximos dias. Tentamos contato com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), mas não fomos atendidos. Permanecemos à disposição para outros esclarecimentos do tipo através do telefone (79) 2106-8000 ou pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br.
Por Ícaro Novaes e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B