Doação de sangue no shopping tem saldo positivo

Campanha de doação de sangue foi encerrada com saldo positivo (Fotos: Divulgação/FSPH)

Duzentos e onze cadastros e cento e sessenta e uma bolsas de sangue coletadas. Este foi o resultado da coleta externa de doação de sangue realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) no Shopping Jardins. A ação encerrada no último sábado, 18, mobilizou por dia 30 pessoas, entre médicos, enfermeiros, assistente social, técnicos de laboratório, oficial administrativo, pessoal de apoio, gestores do Hemocentro, além dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Conforme a avaliação do médico Roberto Gurgel, diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), responsável pelo gerenciamento do Hemose, o sucesso da coleta externa deve-se ao trabalho conjunto de vários profissionais da Saúde do Estado e das parcerias. "A realização dessa coleta contou com a participação e o engajamento dos nossos funcionários do Centro de Hemoterapia, de servidores da Secretaria de Estado da Saúde, da Fundação Hospitalar, além do pessoal administrativo do shopping", pontuou.

Em quatro dias, a unidade coletora do Hemocentro de Sergipe recepcionou um público que doou pela primeira vez. O destaque da ação foi para a adesão das mulheres, de jovens estudantes secundaristas e universitários que, até então, não havia se interessado pelo serviço de doação de sangue.

Colegas de trabalho doaram sangue pela primeira vez

"É muito gratificante ver essa mobilização que envolve gestores, servidores e comunidade. É uma soma de esforços que contribui para garantir a assistência em saúde para pacientes de urgência e emergência. É um ótimo exemplo de união que precisa ser multiplicado, sempre", afirma o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

As colegas de trabalho, Patrícia de Castro Félix, 26 anos, e Gleicy Mara dos Santos, 27 anos, resolveram doar pela primeira vez.  Elas relataram que tinham o desejo, mas por falta de oportunidade ainda não tinham doado. "A mãe de uma colega de trabalho vai fazer uma cirurgia na próxima semana. Aproveitamos que o Hemose está aqui no shopping para doar", informaram.

O universitário José Valdir Santos Neto, 19 anos, contou que ficou sabendo da doação no centro comercial através de um amigo. "Aproveitei que estou aqui no shopping para doar. Não vi problema. É um procedimento rápido, simples e acho que todos devem contribuir", ressaltou.

As irmãs Lenilda Reis Alves, 37 anos, e Inadilza Reis Alves, 39 anos, explicaram que viram uma reportagem na televisão falando da necessidade das pessoas contribuírem com a doação. "Como a gente mora próximo do shopping resolvemos vir ajudar. Hoje estamos doando, amanhã podemos precisar", comentaram.

Funcionário de uma loja do shopping, José Robério Costa da Silva, 24, também resolveu seguir o exemplo de outros colegas comerciários que contribuíram com a doação durante a campanha. "Sempre tive vontade de doar, mas ainda não tinha arrumado tempo. Aproveitei meu tempo de folga para ajudar. Não me custou nada e pelo que conversei com os funcionários do Hemose, minha doação pode ajudar pelo menos quatro pessoas", enfatizou ele.

Parceria

De acordo com Renato Dantas, superintendente do Hemose, o serviço de doação de sangue precisa contar com a parceria da população, das instituições e empresas do segmento público e privado. Ele destacou ainda que a coleta externa no shopping só foi possível em função dessa parceria. "Esse foi um espaço diferenciado onde o serviço de doação foi divulgado. Nesse sentido o apoio dos Desbravadores também foi essencial. São jovens que já trabalham levando a palavra de Deus, evangelizando as pessoas. No shopping, eles fizeram o trabalho de sensibilização do público que frequentou o shopping durante a campanha", finalizou.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais