Doação de sangue para reposição do estoque chega a 60%

Doação de sangue para reposição do estoque chega a 60% no Hemose (Foto: arquivo FSPH)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) contabilizou 2.044 doações de sangue durante o mês de abril. Destas, 60% foram doações para repor o estoque de sangue em virtude do uso por algum paciente internado em uma unidade hospitalar atendido pelo Hemose. Os outros 40%, representam as doações espontâneas, em que o doador colabora com o serviço de forma geral, sem vínculo a paciente.

De acordo com análise dos dados, um dos fatores que estimula a doação de sangue é a necessidade de uma intervenção cirúrgica ou o tratamento de um familiar, amigo ou conhecido desse doador.  As amigas Anny Beatriz, 19 anos e Ana Cristina Góis, 37 anos, confirmam as estatísticas.

Na manhã desta terça-feira, 12, as duas comparecerem ao Hemocentro para ajudar a recuperação de Vivian Vitória. “Uma pessoa da família de Vivian me pediu para doar. Eu soube que depois do parto ela teve hemorragia e, por isso, precisa repor o sangue perdido”, contou a doadora Anny.

Para a dona de casa, Ana Cristina, a necessidade da amiga foi o estimulo para realizar a primeira doação de sangue. “Eu tive outras oportunidades para doar, porém não deu certo. Hoje graças a Deus consegui. Estou satisfeita em saber que vou ajudar de alguma forma”, disse.

Conforme a gerente da Coleta, enfermeira Florita Aquino, por conta das viroses e, em especial, a dengue o número de doações espontâneas vem reduzindo. “O serviço precisa da colaboração de todas as pessoas em bom estado de saúde. Para que elas possam vim até o Hemose para doar”, convida.

Ela explica ainda que a doação de sangue atende pacientes que serão submetidos a cirurgias cardíacas, ginecológicas, pacientes em tratamento renal, oncológico, além de portadores de doenças hematológicas. “O hemocentro atende todas essas demandas que precisa de sangue ou de algum hemocomponente e ainda os pacientes que são atendidos na urgência, devido algum acidente com trauma”, conclui Florita.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. È necessário portar documento de identidade original, com foto válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Hemose

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais