Dois municípios apresentam alto índice de infestação do Aedes aegypti

Neste primeiro levantamento, os municípios de Itabaiana (5,1) e Simão Dias (4,3) apresentaram alto risco de infestação

Outros 34 municípios apresentaram médio risco, 37 mostraram baixo risco e dois não realizaram o levantamento (Foto: Ascom/SMS)

Os municípios de Itabaiana e Simão Dias estão com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 26, após o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. Neste levantamento, os municípios de Itabaiana (5,1) e Simão Dias (4,3) apresentaram alto risco de infestação do Aedes aegypti .

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES),  além dos dois municípios em alto risco, outros 34 municípios apresentaram médio risco, 37 mostraram baixo risco e dois não realizaram o levantamento. 

A pesquisa mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9 (baixo risco); o de média infestação vai de 1,0 a 3,9 (médio risco), e acima de 4,0 se configura como alto risco. 

Medidas preventivas

A participação da sociedade é fundamental para combater e prevenir a proliferação do mosquito, que costuma utilizar qualquer tipo de recipiente que acumule água para depositar seus ovos. Por isso, é necessário que as pessoas se conscientizem e adotem medidas eficazes de prevenção, verificando vasos de plantas com água parada, caixas d’água destampadas, reservatórios descobertos, pneus e outros recipientes que possam se transformar em criadouros.

O Aedes aegypti é o principal vetor de transmissão das doenças virais conhecidas como dengue, zika e chikungunya. Suas características incluem a presença de listras brancas nas pernas e no dorso. A melhor forma de combatê-lo é impedindo a sua proliferação e, por isso, é essencial estar atento aos cuidados preventivos.

 Sintomas

A infecção pelo mosquito pode provocar sintomas como dor de cabeça intensa, cansaço extremo e dores musculares, além de dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Ao surgirem os primeiros sintomas, é recomendado procurar assistência na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação médica. A população deve ter cuidado com a automedicação, pois anti-inflamatórios e medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico são contraindicados em pessoas com dengue, podendo aumentar o risco de sangramentos e outras complicações.

por Carol Mundim
*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais