Dr. Gonzaga destaca importância do teste do pezinho

Vereador usou a tribuna na manhã desta terça-feira, 29 (Foto: Alberto Dutra)

O médico e vereador Dr. Gonzaga (PMDB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã de terça-feira, 29/10, para destacar seu parecer favorável como relator da Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei nº 136/2013, que reconhece de utilidade pública a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down. “Essa é uma iniciativa de grande importância porque se trata da criação de uma entidade cujo propósito é promover o desenvolvimento dessas pessoas excluídas ou em desvantagem social”, explicou o parlamentar.

Dr. Gonzaga aproveitou a ocasião para falar de sua preocupação com o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de alterações congênitas, como a síndrome de down, um trabalho que vem desenvolvendo antes mesmo de ser eleito vereador, quando atuava como gestor de saúde pública. “Eu fui presidente do Instituto Parreiras Hortas, hoje conhecido como Hemolacen, em duas administrações, e tenho orgulho de ter implantado vários exames importantes para a população, entre eles o exame do pezinho, um teste fundamental para detectar alterações genéticas, metabólicas e infecciosas, como a síndrome de down”, disse.

O parlamentar explicou que todo diagnóstico precoce facilita um eventual tratamento. Por isso, quanto mais cedo os pais souberem que o bebê tem a síndrome de down ou outra anomalia cromossômica, poderá acompanhar melhor o desenvolvimento dessas alterações e começar a planejar a sua interação na família e na sociedade. “Aproveito essa ocasião para lembrar as mães e os pais de todos os recém-nascidos de não deixar de realizar o teste do pezinho em seus filhos. Isso pode fazer a diferença para uma vida inteira”, concluiu o vereador.

Fonte: Assessoria parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais