(Foto: Ascom SES) |
A população do Alto Sertão sergipano recebeu mais um reforço para o diagnóstico precoce e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS). Trata-se da implantação do sétimo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Sergipe. Dessa vez, foi em Nossa Senhora da Glória, um resultado do esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Prefeitura Municipal.
Cada região de Saúde do Estado possui um CTA instalado nos municípios sedes: Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Lagarto, Itabaiana e Propriá. Os CTAs são serviços especializados no diagnóstico do HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além do aconselhamento pré e pós-exames. São as portas abertas para as demandas espontâneas da população que percebe a própria exposição ao risco.
Nos CTAs, os profissionais realizam atividades externas voltadas para as populações vulneráveis como: profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de álcool e outras drogas, entre outros. Eles ainda vão até escolas, empresas privadas, etc.
Segundo Joana D'Arc Pereira, técnica da Secretaria de Estado da Saúde responsável pelos Testes Rápidos, o serviço é composto por equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais, bioquímicos, psicólogos, médicos e profissionais de equipes de apoio para serviços gerais. Além da realização dos exames, os CTAs ofertam material informativo sobre as DST/AIDS, preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.
"Nos CTAs, os aconselhamentos acolhem a demanda do usuário, fazem a troca de informação sobre a necessidade da pessoa, oferta os materiais de prevenção e informativos, e faz o encaminhamento para os serviços de tratamento. É importante ressaltar que as pessoas que são atendidas por qualquer um dos serviços têm o sigilo dos resultados dos exames preservados", disse Joana D'Arc Pereira.
Para o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/AIDS, "os CTAs têm o papel de intensificar o diagnóstico precoce das Doenças Sexualmente Transmissíveis e o HIV, aumentando o número de notificações, podendo atingir um público que não sabe que tem a doença. Quando diagnosticadas precocemente e iniciado tratamento, no caso do HIV, as pessoas aumentam sua qualidade de vida. No caso de Sífilis em gestantes, os CTAs evitam que as crianças nasçam com a doença, que pode levar ao aborto ou até à morte do bebê após o nascimento".
Todos os 75 municípios já estão habilitados para realizar o Teste Rápido para detecção do HIV e Sífilis e 64 já tem 100% das equipes de Estratégia de Saúde da Família habilitadas para realizar os exames. Na Atenção Básica, os exames são voltados para as gestantes e pessoas com sintomas das doenças.
"As pessoas que realizam o Teste Rápido na Atenção Básica são aquelas que já têm algum encaminhamento de profissionais de saúde, ao contrário dos CTAs que as demandas são espontâneas ou de algum trabalho realizado com as populações vulneráveis", explicou Joana D'Arc Pereira.
Fonte: Ascom/SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B