Edvaldo autoriza início das obras de nova sede de UBS no Mosqueiro

Prefeito Edvaldo autorizou início das obras da nova sede da UBS Niceu Dantas, no povoado Mosqueiro (Foto: Ana Lícia Menezes)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Niceu Dantas, localizada no povoado Mosqueiro, zona de Expansão, ganhará uma nova sede. O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, na manhã desta terça-feira, 15, o início das obras, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade. Serão investidos quase R$ 700 mil, através de emenda parlamentar e contrapartida do município. Com a construção da nova unidade, a administração municipal ampliará a oferta dos serviços de Saúde na região.

“Poder autorizar o início desta obra é motivo de grande felicidade para mim, especialmente porque, desde que retornamos à Prefeitura, buscamos uma solução para esta unidade básica. Trabalhamos muito e hoje vemos esse projeto ganhar forma. Temos consciência de que essa região da cidade tem crescido, se desenvolvido, e que essa UBS ainda é pequena para a demanda local. Por isso, já iniciamos o planejamento para expandi-la. Vamos desapropriar o terreno ao lado e ampliar a unidade, aumentando, também, o número de equipes de Saúde da Família”, destacou o prefeito.

Edvaldo lembrou, ainda, que os recursos para construção da unidade de saúde foram conquistados em seu mandato anterior, mas como o projeto não foi executado pela gestão passada, a verba federal precisou ser devolvida, em 2017. “Esta é mais uma obra iniciada por nós que eu havia deixado os recursos garantidos, mas que, infelizmente, a gestão passada não deu continuidade e a verba teve que ser devolvida. Mas nos empenhamos, e em 2019, através do deputado federal Fábio Mitidieri, a quem agradeço imensamente, conseguimos a emenda para a realização da obra. Então, quero expressar toda a minha gratidão a Fábio e também a nossa equipe, em especial a secretária da Saúde Waneska Barboza, pelo grande trabalho”, reiterou.

Prédio alugado

O antigo prédio da Unidade  Básica de Saúde Niceu Dantas foi demolido em 2015, pela gestão passada. Para que a população do povoado Mosqueiro não continuasse desassistida, a atual administração alugou e adaptou um imóvel para funcionamento temporário da UBS. Após muitos esforços, em 2019, a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, conseguiu captar novos recursos para a construção de uma sede própria para a unidade de saúde.

“É o reconhecimento do prefeito a essa comunidade que já vem solicitando uma nova unidade de saúde há algum tempo. Sabemos que Edvaldo deixou os recursos em conta na gestão anterior, mas infelizmente o projeto não foi executado e a verba foi devolvida. Em 2019, conseguimos o recurso através de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Mitidieri. Trabalhamos nesse projeto e hoje temos a felicidade de dar ordem de serviço”, reforçou a secretária da Saúde, Waneska Barboza, informando que a unidade  já funcionará em horário estendido, até às 19h.

Segundo a secretária, atendendo a uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, a próxima etapa será a ampliação da futura sede e, consequentemente, dos serviços que serão ofertados na localidade. “Sensibilizado em ampliar os serviços de saúde nesta região, o prefeito pediu que fossem tomadas providências, inclusive, no sentido de ampliação da unidade básica e isso será um grande ganho para a população que terá acesso a novos serviços. É uma área que tem crescido e que realmente necessita dessa atenção maior. Atualmente essa unidade funciona em uma casa alugada, um espaço pequeno, que já não atende as necessidades e que precisa de adequações, por isso, o prefeito, percebendo essa necessidade, tomou a providência e a gente vai executar essa ampliação”, frisou.

Novo prédio

A nova unidade terá uma área total de 322, 06 m² e dois pavimentos. O primeiro será dividido em salas de curativo, imunização, observação, farmácia, banheiros, almoxarifado e plataforma elevatória para acessar o pavimento superior. Também será implantado estacionamento de motocicleta e estacionamento para veículos, com vaga para quatro carros, sendo uma para pessoas com necessidades especiais e uma outra para idosos.

Já o segundo pavimento terá dois consultórios, salas de esterilização, curativo, odontologia, administração, banheiros e área de expurgo. O prédio será erguido obedecendo às legislações vigentes, tanto de acessibilidade NBR 9050/2020, quanto da norma para os estabelecimentos de saúde – PRT 340/2013 e RDC 50/2002.

Com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais