Enfermeiros da rede municipal retomam greve

Enfermeiros entram em greve por tempo indeterminado (Fotos: Portal infonet)

Os enfermeiros da rede municipal de Saúde entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira, 19. Eles estão reunidos na frente do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) solicitando a reabertura das negociações. A classe quer rever o reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Flávia Brasileiro, a categoria quer diálogo. “Estamos novamente em greve pedindo a reabertura das negociações. O prazo foi encerrado no dia 29 de fevereiro, e até agora não tivemos resposta da Prefeitura”, afirmou. A última greve aconteceu no dia 30 de janeiro.

As reivindicações são por reajuste salarial de 15% e melhores condições de trabalho. Segundo Flávia, Aracaju possui 400 enfermeiros atuando no Programa de Saúde da Família (PSF), ambulatórios e unidades de urgência. Muitas dessas unidades necessitam de reposição de material.

A enfermeira Maria José de Brito reclama das condições da unidade que trabalha no bairro Veneza. “Na unidade Walter Cardoso falta equipamentos básicos como balança. Queremos negociar com a Prefeitura as reivindicações que já foram feitas”, explicou.

Segundo a presidente do SEESE, apenas a incorporação da gratificação foi atendida. Porém, as outras reivindicações não foram atendidas, nem houve diálogo com os profissionais por parte da Prefeitura. Além do reajuste salarial, os enfermeiros querem a inclusão das unidades de saúde em áreas de risco, como também a vigilância dessas unidades. Pleiteam também a discussão da gratificação por produtividade e abastecimento das unidades com material de laboratório.

Os enfermeiros estarão reunidos hoje à tarde, por volta das 15h, na sede do sindicato para decidir a manutenção do movimento. De acordo com Flávia, mais enfermeiros se juntaram à greve, pois muitos profissionais ainda foram às unidades que trabalham para explicar a população o motivo da greve.

SMS

A assessoria de comunicação da Secretaria municipal de Saúde informou, através de nota, que a reivindicação dos enfermeiros ainda está sendo analisada. "A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Mesa de Negociação da Prefeitura tem seguido um calendário de reuniões com todas as categorias. Assim como os demais sindicatos, o dos enfermeiros também foi recebido, este por duas vezes. Como toda mesa de negociação, o processo inclui avaliação da viabilidade das propostas, fase em que se encontra a referida negociação. A Secretaria reforça ainda que os ganhos financeiros são retroativos a janeiro", afirmava o comunicado.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais