Enfermeiros fizeram caminhada na manhã desta segunda (Foto: Portal Infonet) |
Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem paralisam as atividades por 24h, nesta segunda-feira, 12. A categoria pede a redução da jornada de trabalho para 30 horas. Na manhã de hoje, os trabalhadores realizaram um ato público no Centro da Capital para marcar a Semana da Enfermagem, que começa nesta segunda. A categoria ameaça decretar greve nos próximos dias.
O ato, que acontece em todo o país, tem como objetivo pedir aos deputados a aprovação do projeto de lei 2.295/2000 que institui a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem. Para chamar a atenção da população, a categoria distribuiu panfletos no Calçadão da João Pessoa, para sensibilizar a sociedade.
“Hoje essa concentração é para chamar a atenção da população e deputados. Essa ação pelas 30 horas acontece em todo o país. A gente tem um grupo em Brasília fazendo o trabalho junto aos deputados e a mobilização é para a cobrança da aprovação das 30 horas”, diz a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe, (Seese), Flávia Brasileiro.
Enfermeiros pedem aprovação do projeto de lei para carga horária de 30 horas |
Os enfermeiros que atuam em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) também participaram do ato e reivindicam, além da carga horária, melhores condições de trabalhos dentro dos veículos.
Flávia Brasileiro ressalta ainda, que as condições oferecidas aos trabalhadores da enfermagem que atuam em unidades de saúde, ambulâncias e em hospitais são precárias. “A saúde está abandonada pelos gestores e, infelizmente, para a gente é frustrante. A situação na saúde é de extremo caos, pois falta de tudo dentro das unidades, Samu, dentre outros serviços”, volta a denunciar.
Greve
Nos próximos dias 14 e 15 de maio, a categoria se reúne com a Prefeitura de Aracaju e com a Fundação Hospitalar da Saúde (FHS). “Teremos uma reunião com a Prefeitura e a FHS, com grande possibilidade de greve”, garante.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B