![]() |
Manifestantes se concentra na porta do Centro Administrativo (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Os enfermeiros entraram no primeiro dia de greve geral, anunciada por tempo indeterminado, ocupando a sede da Prefeitura de Aracaju. No Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, os manifestantes estenderam faixas de protesto e toda a manifestação foi acompanhada de perto pela segurança da PMA.
Durante a manifestação, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe, Flávia Brasileiro, foi procurada por um dos administradores do Centro Administrativo informando que a secretária Lucivanda Nunes, da Administração receberia representantes dos manifestantes.
O encontro aconteceu, mas não foi producente na ótica da vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Diana Oliveira de Luna. “Não houve avanço, foi um encontro infrutífero”, resume a sindicalista. Para a presidente do sindicato, Flávia Brasileiro, foi um encontro para “apagar o enxame”. Na reunião, segundo Brasileiro, a secretária informou que a PMA já dispunha de proposta para a categoria e que seria apresentada pela Mesa de Negociação.
![]() |
Administrador da PMA conversa com sindicalista |
As expectativas continuam. Nesta terça-feira, 31, a Comissão de Negociação terá reunião às 10h na sede da PMA. A Comissão é formada por representantes das Secretarias Municipais de Governo, Administração e Finanças e pelas lideranças do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe.
Os enfermeiros querem reposição das perdas salariais a partir de um plano que configure a isonomia salarial, além de melhores condições de trabalho. “Janeiro é o mês da data base dos servidores da Prefeitura e até hoje não temos nenhuma proposta do prefeito, passamos 30 dias aguardando retorno de ofício, sem falar que passamos um ano acreditando nas promessas da prefeitura”, diz a sindicalista Flávia Brasileiro.
Nota Secretaria Municipal da Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os serviços de urgência e emergência funcionam regularmente, mas reconhece que a greve apresenta adesão de 50% dos postos de saúde. A rede municipal dispõe de 300 enfermeiros, além de 69 profissionais cedidos pelos Governos Estadual e Federal.
![]() |
Faixas são espalhadas dentro do Centro Administrativo |
Na nota encaminhada à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde garante que “por várias vezes, o secretário Silvio Santos se reuniu com a presidente do Sindicato, Flávia Brasileiro, atendendo inclusive várias reivindicações da categoria quanto à jornada e condições de trabalho”.
“Quanto à questão salarial – prossegue a nota – o assunto será discutido com a mesa de negociação da Prefeitura Municipal de Aracaju em reunião marcada para a próxima terça-feira (amanhã), dia 31 de janeiro, no auditório do Centro Administrativo.
Por Cássia Santana com informações da Secretaria Municipal de Saúde