Enfermeiros fazem manifestação na Prefeitura de Aracaju

Manifestantes se concentra na porta do Centro Administrativo (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Os enfermeiros entraram no primeiro dia de greve geral, anunciada por tempo indeterminado, ocupando a sede da Prefeitura de Aracaju. No Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, os manifestantes estenderam faixas de protesto e toda a manifestação foi acompanhada de perto pela segurança da PMA.

Durante a manifestação, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe, Flávia Brasileiro, foi procurada por um dos administradores do Centro Administrativo informando que a secretária Lucivanda Nunes, da Administração receberia representantes dos manifestantes.

O encontro aconteceu, mas não foi producente na ótica da vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Diana Oliveira de Luna. “Não houve avanço, foi um encontro infrutífero”, resume a sindicalista. Para a presidente do sindicato, Flávia Brasileiro, foi um encontro para “apagar o enxame”. Na reunião, segundo Brasileiro, a secretária informou que a PMA já dispunha de proposta para a categoria e que seria apresentada pela Mesa de Negociação.

Administrador da PMA conversa com sindicalista

As expectativas continuam. Nesta terça-feira, 31, a Comissão de Negociação terá reunião às 10h na sede da PMA. A Comissão é formada por representantes das Secretarias Municipais de Governo, Administração e Finanças e pelas lideranças do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe.

Os enfermeiros querem reposição das perdas salariais a partir de um plano que configure a isonomia salarial, além de melhores condições de trabalho. “Janeiro é o mês da data base dos servidores da Prefeitura e até hoje não temos nenhuma proposta do prefeito, passamos 30 dias aguardando retorno de ofício, sem falar que passamos um ano acreditando nas promessas da prefeitura”, diz a sindicalista Flávia Brasileiro.

Nota Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os serviços de urgência e emergência funcionam regularmente, mas reconhece que a greve apresenta adesão de 50% dos postos de saúde. A rede municipal dispõe de 300 enfermeiros, além de 69 profissionais cedidos pelos Governos Estadual e Federal.

Faixas são espalhadas dentro do Centro Administrativo

Na nota encaminhada à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde garante que “por várias vezes, o secretário Silvio Santos se reuniu com a presidente do Sindicato, Flávia Brasileiro, atendendo inclusive várias reivindicações da categoria quanto à jornada e condições de trabalho”.

“Quanto à questão salarial – prossegue a nota – o assunto será discutido com a mesa de negociação da Prefeitura Municipal de Aracaju em reunião marcada para a próxima terça-feira (amanhã), dia 31 de janeiro, no auditório do Centro Administrativo.

Por Cássia Santana com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais