(Foto: Ascom) |
Dando continuidade à construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Estratégico no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), a unidade está recebendo nesta semana uma equipe do Hospital Sírio-Libanês (SP). Desde a última terça-feira, 21, três consultoras estão no local para qualificar profissionais das áreas médica, assistencial e administrativa.
De acordo com a superintendente do HU-UFS, Ângela Silva, essa é a sequência de um trabalho que começou ainda em 2014, já como um dos resultados da adesão do HU-UFS à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “No ano passado, foram levantados os principais problemas do HU Sergipe. A partir daí, foi feita uma análise desses pontos e foram escolhidas as pessoas que trabalhariam mais de perto com esse planejamento”, explica.
A superintendente diz ainda que existe um grupo de profissionais que viaja todo mês a São Paulo, onde, no Hospital Sírio Libanês, se qualifica para construção do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE). Os encontros ocorrem em São Paulo, no próprio HU-UFS, a exemplo deste, ou por meio de videoconferências periodicamente definidas. “O maior objetivo é fazer com que essa qualificação, bem como a elaboração desse plano, sejam revertidas em melhorias para a instituição”, afirma.
A facilitadora do Sírio-Libanês, Wilma Madeira, esclarece que o PDE do HU-UFS está focado em sete modelos de referência. “Estamos analisando os pontos Gestão Hospitalar; Gestão da Clínica; Humanização da Saúde; Hotelaria Hospitalar; Compras Hospitalares; Administração Econômico-Financeira e Gestão de Obras e Engenharia Clínica”, pontua.
Assim como todo Plano de Desenvolvimento Estratégico, a ação no HU-UFS tem se mostrado como um exercício de consulta e debate. Nesta visita do Hospital Sírio-Libanês à unidade, estão ocorrendo oficinas de trabalho durante os três dias. Na quinta-feira, 23, último dia da programação, haverá uma coleta de informações com os participantes. A finalidade é tornar possível uma análise situacional que aprimore o processo de registro de produção assistencial.
Além da facilitadora Wilma Madeira, representam o Sírio-Libanês nesta iniciativa as cofacilitadoras Carolina Forgioni e Carina Pires. Elas entendem que esse trabalho é uma oportunidade de repensar o HU-UFS para os próximos anos, pensando no futuro, mas sem deixar de considerar os obstáculos do presente.
O PDE começou a ser elaborado no HU-UFS a partir de um projeto desenvolvido em uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, e o Hospital Sírio-Libanês, conhecido por ser uma referência internacional na área da Saúde.
Fonte: Ascom HU-UFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B