Com o início da pandemia da covid-19, o home office passou a ser mais presente na rotina do trabalhador. Paralelo a isso, o número de lesões na coluna cervical devido à má postura, posicionamento dos objetos de trabalho e falta de preparação também está se tornando mais frequente para quem trabalha de casa. Nesse contexto, a ergonomia é inserida como um fator essencial para a preservação da saúde da coluna.
De acordo com Ewerton Caroso, fisioterapeuta membro da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna, o home office precisa ser algo que o trabalhador esteja preparado e confortável para não sofrer nenhum problema. “A ergonomia é basicamente juntar o ser humano à máquina de trabalho fazendo com que ele não sofra. Nesse ponto, o home office não deve ser aleatório, deve haver uma preparação para o trabalhador que o oriente para ficar em um local confortável, com boa iluminação e climatização”, explica.
Home office e lesões na coluna vertebral
Segundo o fisioterapeuta, a coluna vertebral é a que mais sofre com o home office. “As pessoas começaram a relatar lesões na coluna com mais frequência após a implementação do home office. E esse fator já começou a ser rotina, motivo que faz as pessoas não procurarem um acompanhamento profissional para tratar o problema o quanto antes”, declara.
Para identificar um problema na coluna, Ewerton Caroso cita que, de forma simples, é possível identificar quando a coluna vertebral está lesionada. “A própria coluna dá avisos. Quando a pessoa sente um desconforto na região lombar já é orientado que ela procure atendimento médico para identificar o motivo da dor”, destaca. “Ao primeiro sintoma, que pode ser a dor lombar, é possível identificar de onde vem o desconforto e logo resolver o problema de forma mais rápida”, completa.
Preservando a saúde da coluna
O fisioterapeuta Ewerton também menciona dicas importantes sobre ergonomia e prevenção da saúde da coluna. “Se trabalha com um computador, tente colocar a tela sempre na altura dos seus olhos; evite trabalhar deitado ou no sofá, busque sempre uma mesa com uma cadeira confortável; mantenha uma boa postura, mas busque dar pequenas pausas e levantar para se alongar”, cita.
Mesmo com as dicas sobre ergonomia, Ewerton Caroso destaca a importância da prevenção e atividades complementares que ajudam a evitar lesões na coluna vertebral. “Antes de sentir algum desconforto, é ideal buscar um profissional já para receber as orientações necessárias e evitar qualquer problema. Fazer atividades físicas, beber bastante água e ter uma noite de sono tranquila também são grandes fatores que ajudam a manter a boa saúde da coluna vertebral”, salienta.
Por Isabella Vieira e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B