
Especialistas têm reforçado o alerta para um problema recorrente entre os brasileiros: a perda dentária. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que aproximadamente 14 milhões de brasileiros acima de 18 anos vivem sem nenhum dente, enquanto outros 34 milhões já perderam 13 ou mais dentes. Entre os idosos, a situação é ainda mais alarmante, 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.
A perda dentária afeta diretamente a mastigação, a autoestima e a saúde geral dos pacientes. Uma solução eficaz tem sido a implantodontia, que utiliza implantes dentários como substitutos para os dentes perdidos. O Dr. Breno Barbosa, cirurgião bucomaxilofacial, mestre e doutorando em Odontologia, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), explica que os implantes representam o padrão ouro na reabilitação dentária, superando próteses convencionais. “Enquanto as próteses removíveis se apoiam na gengiva e podem necessitar de grampos que desgastam os dentes vizinhos, os implantes são fixados diretamente no osso, proporcionando estabilidade e maior conforto ao paciente”, explica.
De acordo com o Dr. Breno Barbosa, a tecnologia tem sido uma aliada importante na evolução desse procedimento. Os avanços incluem o tratamento específico das superfícies dos implantes, que facilita a osseointegração, tornando o procedimento mais eficaz e rápido. Além disso, a implantodontia digital permite cirurgias guiadas, nas quais softwares de planejamento auxiliam na posição exata do implante. “Com a impressão 3D de guias cirúrgicos, a instalação se torna mais precisa, minimizando cortes e dispensando pontos, o que reduz o inchaço e acelera a recuperação”, destaca Breno.
Embora a implantodontia seja recomendada para a maioria dos casos, alguns fatores devem ser considerados antes do procedimento. Pacientes com doenças sistêmicas descontroladas ou que fazem uso de medicamentos como bisfosfonatos precisam de avaliação médica. O especialista também reforça que a manutenção dos implantes depende da higiene bucal adequada e acompanhamento profissional. “Implantes não são isentos de cuidados. A higienização correta garante uma boa condição óssea e prolonga sua durabilidade”, alerta.
Muitos pacientes temem a cirurgia, mas o Dr. Breno Barbosa desmistifica esse receio. “A instalação de implantes é menos traumática do que uma extração dentária e, geralmente, permite que o paciente retome suas atividades no dia seguinte”, conclui.
Sobre Breno Barbosa
Graduado pela Universidade Tiradentes (UNIT) e especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Dr. Breno Barbosa é mestre e doutorando em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Foi coordenador do curso de Odontologia no Centro Universitário Ages (Paripiranga/BA) e, atualmente, é coordenador e professor do curso de pós-graduação (aperfeiçoamento) em Cirurgia Oral no Instituto Gois Aguiar e professor do curso de Cirurgia Oral do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), ambos em Aracaju/SE.
Também é cirurgião bucomaxilofacial do Centro de Tratamento Ortofacial (CTO) e do Serviço de Urgência do Hospital Unimed, onde atua em conjunto com os cirurgiões Dr. Lucas Guerzet e Dr. Mark Jon, na realização de diversos procedimentos, em especial, cirurgias ortognáticas e artroscopia da articulação temporomandibular (ATM).
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B