Especialista explica principais cuidados para quem tem pele sensível

Dermatologista Juliana Oliveira (Foto: divulgação)

Muito se fala em pele sensível, uma definição estampada em rótulos de produtos que encontramos em nossas rotinas, mas será que sabemos o que é uma pele sensível?

“A pele sensível é aquela que reage exageradamente a estímulos externos, como clima, poluição, produtos químicos, estresse emocional e rotinas de skincare contraindicada ou mal realizadas”, define a dermatologista Juliana Oliveira.
Segundo a especialista, os principais sinais de que uma pele é sensível são o ressecamento, formigamento, ardência, vermelhidão e coceira, sintomas que surgem como resposta a produtos cosméticos e que não devem ser ignorados, pois podem ser agravados.

“Os quadros que recebo no consultório são geralmente por uso de cosméticos não indicados por um médico e também pela adesão a receitinhas caseiras divulgadas em redes sociais. Por isso toda comunidade científica mantém o alerta sobre os riscos a que toda população está exposta com informações postadas por influencers e pseudo profissionais ”, afirma a doutora, que ainda pontua que a pele sensível tende a ser mais fina e delicada, com poros menos visíveis.

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Juliana pontua que a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores de colágeno não causam irritações ou reações adversas e alerta: “Indivíduos com pele sensível devem evitar produtos que contenham fragrâncias fortes, álcool (tônicos adstringentes), sulfatos (shampoos comuns e sabonetes líquidos/gel de banho) e parabenos (conservantes em cosméticos e cremes anti-idade ou hidratantes comuns)”.

Há poucos meses do verão, Juliana afirma que por causa da maior exposição ao sol forte e de outras características da estação, é importante que quem possui pele sensível esteja atento a cuidados especiais: “No verão, o calor, a radiação solar mais intensa, o vento, muito comum nas praias, o cloro da piscina e o sal da água do mar podem acabar provocando uma maior irritação na pele que já é sensível.

Mas como cuidar da pele sensível? A resposta é: consulte um médico dermatologista antes de qualquer coisa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais