Euza Missano acompanha deficiência no Samu (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Em audiência pública realizada no Ministério Público Estadual (MPE), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) assumiu o compromisso de promover curso de capacitação com carga horária de 50 horas teóricas para condutores de ambulância que atendem ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado no MPE, o curso de capacitação será oferecido a todos os condutores de ambulâncias e motolâncias e terá início no mês de junho deste ano com prazo de encerramento previsto para o mês de novembro deste ano.
A audiência pública foi conduzida pela promotora de justiça Euza Missão, da Promotoria dos Direitos à Saúde, da qual participaram representantes da FHS, do Sest/Senat, do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias do Estado de Sergipe e do Sindicato 192, dos servidores do Samu.
Suspensão da greve
Na audiência, o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias, Adilson Melo Ferreira, anunciou a decisão dos motoristas em suspender a greve da categoria por ele anunciada. A greve aconteceria a partir do dia 2 maio.
O presidente do sindicato explicou que a categoria decidiu suspender a greve devido à atitude do secretário Antonio Carlos Guimarães, da Saúde, que mostrou interesse em abrir os canais de negociação. O presidente do sindicato informa que haverá uma audiência entre representantes do sindicato e o secretário no dia 2 de maio.
Os motoristas de ambulância reivindicam salários na proporção de 60% da remuneração paga aos enfermeiros, isonomia da carga horária de 24 horas semanais e que estas alterações sejam registradas em acordo na mesa de negociação. “Há motoristas que possuem carga horária de 24 horas e outros que trabalham 36h, exercendo a mesma atividade, na mesma ambulância, em horários diferentes. Isto é uma injustiça”, considera o presidente do sindicato.
Apesar de anunciar, no primeiro momento, que a reunião aconteceria com o secretário Antonio Carlos Guimarães, o presidente do sindicato, Adilson Melo, ligou para a redação do Portal Infonet para retificar a informação. Ele diz que a reunião acontecerá com representantes da Fundação Hospitalar de Sergipe e não com o secretário da saúde.
*A matéria foi alterada às 15h55 para fazer a retificação solicitada pelo presidente do sindicato.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B