Estado inicia cirurgias ortopédicas no Hospital da PM

A unidade disponibilizou duas salas cirúrgicas e 20 leitos (Foto: Arquivo Infonet)

O Hospital da Polícia Militar de Sergipe já realiza cirurgias ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, fruto da parceria entre a Fundação Hospitalar de Saúde e a Secretaria de Segurança Pública, teve início na última segunda-feira, dia 14, e já realizou dez cirurgias. Por meio desse acordo, o HPM passou a funcionar como hospital de retaguarda para o internamento de pacientes do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em junho e já atendeu 118 pacientes.

A unidade disponibilizou duas salas cirúrgicas e 20 leitos. Segundo o gerente de Enfermagem da FHS, Igor Ferreira, a meta é realizar nove cirurgias por dia. “O paciente sofre o trauma, vai para o Huse, o médico avalia se o caso é de cirurgia eletiva e faz o encaminhamento para o HPM. Inicialmente, estamos fazendo cirurgias de mão e de monotrauma, que é o trauma de apenas um osso, com exceção do fêmur, por ser uma cirurgia mais complexa. A perspectiva é abrir a UTI e assim poderemos atender uma maior demanda, como os pacientes que precisam da cirurgia de fêmur, que é mais complexa e necessita de um pós-operatório com um cuidado mais intenso, ou idosos, que precisam de um monitoramento maior também. O objetivo é desafogar o Hospital de Urgência de Sergipe, que tem uma demanda muito grande e recebe muitos pacientes graves. Assim, conseguimos ajudar o Huse, diminuindo a fila de monotraumas e mão, oferecendo uma melhor assistência e conforto à população”, disse Igor, acrescentando que a equipe de saúde é formada por 40 profissionais. “Todos os profissionais do corpo de saúde, enfermeiros, técnico de enfermagem, secretário de clínicas e médicos são ligados à FHS”.

Já a diretora operacional da Fundação Hospitalar de Saúde, Márcia Guimarães, informou que estão sendo realizados também exames laboratoriais. “No momento, estamos utilizando 20 leitos do internamento e iniciamos a realização de cirurgias nesta segunda-feira, 14. São realizadas cirurgias de média complexidade. A expectativa é que em outubro, estaremos ativando cinco leitos de UTI. Existe também a possibilidade de passarmos a contar com mais 10 leitos de enfermarias, totalizando 30 leitos. Somente na segunda, foram admitidos 18 pacientes do Huse”, disse.

Na avaliação do diretor geral da Fundação Hospitalar, Hans Lobo, a parceria entre HPM e FHS desafoga o Huse. “A implantação da retaguarda do Huse no HPM teve início com o internamento de pacientes oriundos da ala verde trauma como uma forma de desafogar aquela ala. Nesse segundo momento, reativamos as salas de cirurgia e começamos a operar, possibilitando uma melhoria no atendimento de nossos pacientes. Essa implantação visa ocupar um espaço deixado pelo não atendimento a contento por parte do Hospital de cirurgia”, informou, acrescentando que os custos com alimentação dos pacientes, manutenção de equipamentos, recursos humanos serão repassados pela FHS.

O técnico em informática, Alcir de Oliveira Batista, 41, sofreu uma fratura no cotovelo em uma disputa de bola durante um jogo de futebol com os amigos. Alcir foi o primeiro paciente da FHS a ser operado no centro cirúrgico do HPM, nesta terça-feira, 15. “Tive um atendimento de qualidade aqui, não deixam a desejar em nada aos hospitais particulares. Como o meu caso não era fratura exposta, minha cirurgia foi agendada para ser feita aqui. É uma novidade muito boa este hospital, que é bem qualificado, tem profissionais atenciosos e é bem limpo”, disse o paciente.

Já a cirurgia do senhor Lindinalvo dos Santos, 42, foi agendada para quarta-feira, 16. O agricultor do município de Salgado teve uma fratura no pulso ao cair de um coqueiro quando tentava pegar colher um fruto. “Estou tendo um ótimo atendimento, melhor que em casa até”, comemora.

HPM

O Hospital da Polícia Militar de Sergipe é uma unidade de baixa complexidade, que atende funcionários da Secretaria de Segurança Pública, seus dependentes e convênios de saúde. Atualmente, o HPM dispõe de 72 leitos, sendo 18 cirúrgicos e 54 clínicos, distribuídos em UTI, suítes, apartamentos, enfermarias e pediatrias.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais