Evento no HU difunde informações sobre cuidados paliativos

Um dos pacientes do HU-UFS recebeu destaque na Academia Nacional de Cuidados Paliativos durante Concurso Cultural de Fotografia (Foto: Arquivo Infonet)

Pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde e comunidade em geral estão tendo a oportunidade de conhecer mais sobre o tema cuidados paliativos. Nesta terça-feira, 9, a Comissão Permanente de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo dinâmicas e conversas sobre o assunto. Até as 16h, os profissionais da comissão estarão na área externa do hospital à disposição da comunidade.

Para a enfermeira Samara Lopes, membro da comissão, o principal objetivo da ação é difundir, por meio de informações corretas, um tema que gera muitas dúvidas. “O evento está sendo chamado de Minuto com o Paliativo. Vamos conversar individualmente e coletivamente com todos os interessados que aqui estiverem. Estamos comemorando antecipadamente também o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, lembrado em 13 de outubro”, explica.

Samara afirma que esse é um tema emergente. “Para muitos profissionais é um tema novo, até pelo processo formativo atual, no qual a maioria das graduações não tem a disciplina cuidados paliativos, e esses profissionais saem graduados, mas muitas vezes com dificuldade de manejo desses pacientes”, pontua a enfermeira.

Conceito

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Concurso Cultural

Um dos pacientes que está internado no HU-UFS em cuidados paliativos recebeu destaque recentemente na Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) durante a segunda edição do Concurso Cultural de Fotografia para o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. A fotografia do paciente, com registro da fotógrafa voluntária Ayale Andrade, levou o primeiro lugar, com o tema Eu Importo para Muitos.

A ideia da inscrição da foto foi da médica geriatra Vanessa Barros, que faz parte da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos do HU-UFS. “A equipe ficou muito feliz por ter dado a oportunidade de uma visualização nacional do serviço, além de homenagear um paciente que está conosco há muito tempo. O paciente, por sua vez, ficou muito grato por participar do concurso. Foram mais de 1500 votos, dos quais a foto dele recebeu mais de 700”, comemora a médica.

Além da enfermeira Samara Lopes e da geriatra Vanessa Barros, a Comissão Permanente de Cuidados Paliativos do HU-UFS é formada pela anestesista Vera Azevedo; pelo terapeuta ocupacinal André Noberto; pelo fisioterapeuta Tiago Plácido; pela fonoaudióloga Patrícia; pela nutricionista Larissa Santos e pela assistente social Maria Márcia Noronha, com o apoio de um acadêmico de medicina.

Sobre a Ebserh

Desde 2013, o HU-UFS faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: HU/ Ebserh

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais