Exame que detecta Chikungunya é feito fora de Sergipe

mosquito causador da Chikungunya é o mesmo da dengue (Foto: SES)

Pacientes que apresentam sintomas parecidos com a febre Chikungunya devem procurar uma unidade de saúde para que seja feita a avaliação médica e a coleta da sorologia (sangue) para o diagnóstico da doença. A recomendação é da gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, e da coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Taíse Cavalcante.

Até o momento, Sergipe possui 26 casos confirmados. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti. O estado não realiza o exame para o diagnóstico da doença, mas encaminha a amostra de sorologia do pacientes para o Laboratório de Referência Nacional, situado no Ceará.

De acordo com a gerente de endemias da SES, Sidney Sá, apenas a coleta da sorologia é realizada e encaminhada para o Laboratório Central de Sergipe (Lacen). “A pessoa tem que ir a uma unidade de saúde para que seja feita a coleta de sangue. Aqui só fazemos a coleta e o processo de armazenamento da sorologia, que será enviada ao laboratório no Ceará, como recomendado pelo Ministério da Saúde. O exame é gratuito e dura em média uns 15 dias para sair o resultado. Agora é importante lembrar que não é só porque a pessoa está com febre e dor de cabeça, que está com a doença”, conta.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da SMS, Taíse Cavalcante, o resultado do exame dará positivo após o sexto dia da doença. “A sorologia para a chikungunha só dá positiva após o sexto dia do sintoma da doença e não adianta fazer o exame antes porque tem um tempo para que o organismo dê o reagente da doença”, diz.

Sintomas

Os sintomas da Chikungunya se confundem com os da dengue. “Ela vem com febre, dor de cabeça, só que ela vem com acompanhada com dor nas articulações. A pessoa fica sem poder caminhar e por isso, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para atendimento médico”, diz Sidney Sá.

Recomendação

A recomendação é para que população faça a sua parte e olhe o reservatório de água e terreno baldio, já que o causador da doença é o mesmo do mosquito transmissor da dengue.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais