Audiência ocorreu na manhã desta terça (Foto: Portal Infonet) |
Pacientes com câncer em tratamento no estado estão com dificuldade para a realização dos exames laboratoriais e especializados. A situação foi discutida na manhã desta terça-feria, 11, no Ministério Público Estadual (MPE). Na ocasião a Secretaria Estadual da Saúde (SES) pediu prazo de cinco dias para regularizar a situação.
De acordo com a promotora de justiça, Euza Missano, atualmente os pacientes em tratamento encontram dificuldades para a realização dos exames de acompanhamento, que avaliam a evolução da doença. Os usuários, no entanto, necessitam da autorização do município para a realização dos procedimentos fora da unidade de tratamento.
“Esses pacientes são tratados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) ou no Cirurgia, mas os exames que avaliam a evolução da doença são feitos no município, onde têm que aguardar por muito tempo pelo resultado. Isso atrasa o tratamento do paciente”, explica a promotora.
Ainda segundo ela, para os pacientes em tratamento no Hospital Cirurgia, a realização dos exames de ressonância magnética e cintilografia serão ofertados pelo município, contudo, os pacientes oncológicos serão priorizados. “Nós conseguimos acertar com o hospital cirurgia, mas com o estado foi pedido um prazo de cinco dias para resolver a questão”, conclui Missano.
FHS
Os representantes da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) informou durante a Audiência, que a Fundação não tem condições de definir quem irá custear os exames de ressonância das partes moles e cintilografia óssea, uma vez que os exames são ofertados pelo estado. O estado, no entanto, informou que não há condição, no momento, de definir o pagamento dos exames e solicitou um prazo de cinco dias para saber de quem é a responsabilidade pela oferta dos exames.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B