Falta de kits automatizados retarda exames da Covid-19 no Lacen

Laboratório está processando exames manualmente (Foto: SES)

O processamento dos resultados de exames da Covid-19, que normalmente tem resposta em 24h, passou a levar entre 3 a 5 dias para apresentar resultado no Laboratório Central do Estado (Lacen). A lentidão no processo é provocada pela falta de kits de extração automatizada, que teve o estoque zerado nos últimos dias e aguarda reposição do Ministério da Saúde e de uma leva adquirida pelo Governo do Estado. O trabalho de extração, portanto, tem sido feito manualmente.

De acordo com o Laboratório Central, a falta dos kits é uma realidade em muitos laboratórios especializados por todo o país, em razão da alta demanda pelos produtos no mercado com a pandemia do novo coronavírus. Embora o trabalho fique mais lento, o Lacen informou que a qualidade dos resultados não é prejudicada e os exames continuam sendo processados por equipes que trabalham 24h por dia.

O Lacen aproveitou para desmentir a informação de que um dos equipamentos do laboratório havia sido danificado. “O laboratório está com o aumento da demanda, devido ao número de amostras que chega de todo o Estado, para processamento e diagnóstico do coronavírus. Esse fluxo é esperado quando estamos combatendo uma pandemia”, explicou em nota.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais