Falta de médicos deixa pacientes à espera de atendimento

Pacientes aguardavam do lado de fora da Urgência (Foto: Portal Infonet)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, localizada no conjunto Augusto Franco, funcionou na manhã desta segunda-feira, 11, apenas com um clínico geral. Com o déficit no quadro médico, pacientes aguardaram horas para serem atendidos e outros desistiram de esperar pelas consultas médicas.

Marizete dos Santos abandonou a Unidade de Urgência por demora no atendimento. “Cheguei aqui eram 14h, pois minha filha de 1 ano e 5 meses está com tosse e secreção e não fui atendida até agora. Não posso mais esperar, porque nem sei se vão me atender”, informou a mãe da paciente.

O Suboficial da Aeronáutica, Samuel Cunha, de Minas Gerais, mas de férias em Aracaju, afirma que desde as 10h da manhã busca atendimento para o filho nas unidades de saúde de Aracaju. “Fui ao posto de saúde do conjunto Santa Tereza (Bairro Aeroporto), foi feita a consulta e a médica disse que por um inchaço em um dos pulmões, meu filho precisaria de um exame mais minucioso, e indicou a Urgência do Augusto Franco. Quando cheguei aqui, só tinha um clínico geral e a atendente me aconselhou ir para o HUSE. Lá também não consegui ser atendido, e fui a um particular, que quis me cobrar R$ 350 por uma nova consulta, raios-X e hemograma. Rejeitei e voltei aqui pra Urgência (Fernando Franco), fiz a triagem as 17h, já são 18:30h e ainda não fui atendido”, relatou o mineiro. “Nunca precisei usar o serviço público de saúde antes, e estou muito decepcionado com seu funcionamento”, complementa.

Marizete dos Santos desistiu do atendimento depois de ter esperado horas

Pelo turno da tarde, a equipe de reportagem do Portal Infonet visitou a Urgência, e no momento a Unidade funcionava com três Clínicos Gerais, três Pediatras e um Cirurgião.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Segunda a assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandra Brito, a secretaria estava ciente da falta no quadro médico, e promoveu medidas para amenizar a lotação na urgência. “Na parte da manhã, um clínico ficou doente, e outro que dá plantão em outro município não pôde vir, pois o médico que iria lhe render não compareceu e havia um paciente sob custódia, o qual não poderia ser deixado. Disponibilizamos uma van para levar os pacientes para o Nestor Piva, mas alguns não quiseram ir”, informou a assessora.

Samuel Cunha desde as 10h busca atendimento pro filho

Alexandra Brito informou que a unidade funciona sempre com três pediatras, três clínicos gerais e um cirurgião, e que pela tarde o funcionamento já havia voltado ao normal. Disse ainda que casos como esse são atípicos, e a SMS procura sempre repor o quadro médico em ocasiões como esta. Por fim, ressaltou que a Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco deve ser procurada para casos clínicos urgentes.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais