Família diz que idoso foi transferido sem autorização

Familiares pedem a transferência do idoso para uma unidade mais próxima (Foto: Portal Infonet)

Familiares de um paciente denunciou nesta terça-feira,18, a falta de compromisso do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), ao ter enviado o paciente Arnaldo Mendes de Lima, 71 anos, para uma unidade de saúde do município de Lagarto, sem que os familiares autorizassem ou soubessem da tranferência do paciente. Segundo os familiares, o idoso está com hidrocefalia e infecção pulmonar.

Natalia Michele Santos de Lima, filha do idoso, denuncia que os familiares autorizassem ou soubessem do paradeiro do paciente. “Ele ficou um mês e poucos dias no Zé Franco e lá já não estava atendendo mais as necessidades dele, então trouxeram ele para o Huse no dia dos pais. Quando foi neste sábado [15], ligaram para mim perguntando se havia a possibilidade de transferir ele para Itabaiana, porque chegou um paciente muito grave e se a gente autorizava essa transferência. Eu disse que não tinha como porque a gente não tem parente lá e dificultaria muito a nossa ida para lá porque minha mãe é idosa e eu tenho três irmãos desempregado. Quando meu irmão chegou aqui no domingo [16] para fazer a visita, tomamos por surpresa que ele tinha sido transferido, mas não para Itabaiana”, conta

Para surpresa, os familiares foram informados que Arnaldo Mendes de Lima foi transferido para o hospital de Lagarto. “Quando fomos procurar saber três horas depois, vieram informar que ele estava em Lagarto, na ala vermelha. A gente ontem saiu daqui, pegou carro emprestado, sem dinheiro para gasolina e mesmo assim, tivemos que pegar dinheiro emprestado para chegar em Lagarto. Ele foi para lá sem uma ficha, sem prontuário, não sabiam o contato de um familiar, quer dizer ele morria e não tinha telefone nenhum para avisar aos familiares”, lamenta Natalia Michele.

Indignada com a situação, a outra filha do idoso, Arleide Xavier, pede providências para o caso. “Queremos uma providência aqui do Huse porque foi eles que transferiram meu pai. Não quero que traga só pro Huse, mas para outra unidade para a gente dar atendimento a ele como uma visita. A nossa reivindicação é porque enviaram para lá e não informaram a nenhum dos familiares”, diz.

Huse

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação do Huse que reconheceu que houve uma falha de comunicação do hospital em não ter comunicado os familiares da transferência do idoso. O assessor Alberto Jorge informou ainda que foi com os familiares até o municipio de Lagarto onde o idoso está internado. Informou ainda que o paciente irá permanecer em Lagarto, pois a Secretaria está adotantando medidas para desafogar o Huse, já que as UTIs estão lotadas, sendo que o paciente que necesita de UTI clínica está sendo enviado para outras unidades de saúde.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais