Urgência odontológica vai fechar as portas durante a semana (Foto: Arquivo Portal Infonet)
|
O fechamento da urgência odontológica do Hospital Nestor Piva em Aracaju tem causado revolta nos servidores. Eles alegam que não existe motivo para o fechamento e que a população será prejudicada. De acordo com a coordenadora da rede de urgência e emergência da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), Roberta Lisboa, a partir do próximo mês a urgência odontológica funcionará apenas nos finais de semana [sexta a domingo] e nos feriados.
Em entrevista ao Portal Infonet nesta terça-feira, 23, a coordenadora explicou que a demanda não justifica o funcionamento durante a semana. Lisboa afirmou ainda que servidores ficavam ociosos durante o plantão semanal. “Foi feito um estudo a respeito da demanda do atendimento odontológico de emergência no Hospital Nestor Piva e ficou constatado que o número de atendimento de 2014 e 2015 não justifica manter o atendimento do jeito que funciona hoje. Observamos que durante a semana o atendimento é irrisório pelo custo operacional”, fala a coordenadora.
Questionada como ficará a situação dos servidores e sobre o número de pessoas que eram consultadas no hospital, Lisboa diz que chegavam a realizar atendimento durante a semana cerca de três a quatro pessoas por dia. “Mesmo assim são pessoas que procuravam o atendimento até às 22h e depois desse horário não tinha mais atendimento. Então a equipe ficava de 00h até 7h sem realizar atendimentos”, diz.
A denúncia foi realizada pelos servidores que procuraram o Portal e solicitaram que os nomes não fossem divulgados, temendo represárias. “O que justifica esse fechamento? É uma incoerência esse fechamento, o povo está sendo prejudicado. Em relação aos servidores, nós temos vida organizada e de agora em diante o que será da gente? Com certeza cinco plantões não supre a demanda. Será que o povo não sente dor, nem hemorragia durante a semana? O plantão tem que voltar a funcionar de segunda a segunda”, diz a servidora que não será identificada.
Outro servidor também compartilha da preocupação com a população e diz que irão procurar o Ministério Público Estadual. “Não podemos ficar calados diante deste absurdo. É uma situação lamentável verificar como essa gestão tem tratado a população e os servidores. Temos provas de que esse atendimento acontece durante a semana normalmente e com gente nos procurando e agora para onde irão essas pessoas?”, questiona lembrando que em matéria de 2011 o hospital foi divulgado pela própria SMS como referência.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B