Secretários divulgaram as ações na área da saúde (Fotos: Portal Infonet) |
A Câmara de Vereadores de Aracaju recebeu nesta sexta-feira, 18, a II audiência pública sobre saúde. A solenidade foi realizada pela Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe (FECS) e tem por objetivo informar as lideranças comunitárias e associadas, da importância da saúde pública, que significa a perfeita normalidade de funcionamento do organismo humano.
Para discutir os problemas da saúde foram convidados o secretário de Estado da Saúde, José Macedo Sobral e o secretário Municipal da Saúde e Saneamento de Socorro, Saulo Eloy.
De acordo com a presidente da Fecs, Adriana Oliveira, a intenção da audiência é para que as comunidades locais sejam multiplicadores das informações e orientações. “Estamos realizando esta segunda audiência da saúde com os secretários José Sobral e Saulo Eloy. Ela será para discutir as políticas públicas voltadas à saúde e a essa problemática que é a microcefalia causada pela dengue. Estamos aqui para ouvir os trabalhos que estão sendo feitos pelos secretários e informar o problema as lideranças comunitárias para que se disseminem essas informações e orientações passadas”, avalia.
A presidente da Fecs, Adriana Oliveira destaca a importância de se tratar o tema |
Na plenária, o secretário de Estado José Sobral, divulgou o diagnóstico do número de crianças com microcefalia no estado e os municípios que mais registraram o caso da doença. Segundo o secretário, a SES está realizando ações de combate ao mosquito em parceria com diversos órgãos e com o apoio dos municípios sergipanos.
“A Defesa Civil, a Funasa e demais secretarias estão com a gente. Estamos fazendo capacitações nos municípios, qualificando os agentes de endemias e preparando os militares que estão trabalhando conosco levando kits para cada um deles. Já visitamos Japaratuba, Itabaianinha, Barra dos Coqueiros, Glória, Canindé e demais municípios e todos estão envolvidos neste processo.Tem muito pouco com resistência em encarar essa situação, mas em regra, todos entenderam a complexidade do assunto e estamos aqui discutindo com as entidades para informar as preocupações, os cuidados e as formas de trabalho”, afirma.
Acelerador linear
Ainda de acordo com o secretário, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realiza obras para receber o acelerador linear.
“Começamos a obra do Huse e fizemos visita ontem lá. Instalamos o tomógrafo também no Huse que está em fase de instalação. Essa parte de equipamento e acelerador está funcionando muito bem. O outro [radioterapia] está funcionando muito bem”.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B