FHS deverá providenciar antibióticos para o Huse

FHS deverá regularizar o abastecimento de medicamentos antibióticos no Huse (Foto: arquivo Infonet)

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deverão abastecer em até 10 dias, o estoque de medicamentos antibióticos do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A determinação decorre de liminar deferida pela juíza Elvira Maria de Almeida em virtude de Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE). A determinação obriga ainda que os órgãos providenciem as condições necessárias para realização dos exames de cultura, necessários para a identificação da bactéria que causa o mal ao paciente.

De acordo com a promotora dos Direitos à Saúde do MPE, Euza Missano, a ACP foi ajuizada após o recebimento de uma representação da direção clínica do Huse e dos médicos infectologistas. “Eles nos informaram que estava havendo o abastecimento irregular dos antibióticos. E por conta disso, existia um risco muito grande da disseminação de uma bactéria multirresistente, o que poderia causar uma infecção hospitalar”, explica.

A promotora Euza Missano destaca também que os médicos relataram a demora na realização de exames microbiológicos de cultura para identificação da bactéria. “Isso porque no laboratório não havia reagentes e nem os equipamentos necessários para a realização de tais exames”, detalha.

A liminar deferida nesta quinta-feira, 15, fixou ainda multa diária na ordem de R$ 5 mil a ser revertido para o Fundo de reconstituição do bem lesado ou para depósito em conta corrente a ser providenciada por ordem judicial, na hipótese de descumprimento da ordem judicial pelos titulares da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Hospitalar de Saúde.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais