Tema será debatido na Alese (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Na próxima quinta-feira, 17, a partir das 10h, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) será palco de uma palestra sobre a fibrose cística. Foram convidados para falar sobre o tema o presidente da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (ABRAM), Sérgio Henrique Sampaio, e a médica especialista em Fibrose Cística e coordenadora do Ambulatório de Fibrose Cística do Hospital Universitário de Sergipe, dra. Daniela Góis Meneses. O convite atende a uma propositura de autoria da deputada Ana Lúcia (PT).
A Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites. Seus principais sintomas são: pneumonia de repetição; tosse crônica; desnutrição; dificuldade de ganhar peso e estatura; movimentos intestinais anormais; pólipos nasais; sabor muito salgado na pele ou suor mais salgado que o normal e uma espécie de alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés, também conhecida como “baquetamento”.
A deputada Ana Lúcia considera de grande importância o debate sobre essa doença desconhecida da maioria da população brasileira. “É fundamental que essa Casa traga profissionais qualificados para tratar desse tema e para que nós possamos conscientizar a população, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística, além de divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde, aos medicamentos indicados para o tratamento”, alerta.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B