Aparelho de radioterapia (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A fila [cerca de 276 pessoas aguardam] para tratamento por meio de radioterapia deverá diminuir a partir de março de 2015, quando serão iniciadas as obras para a implantaão de uma nova máquina [acelerador linear] no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Atualmente, o Huse realiza 90 sessões diárias em pacientes com câncer.
De acordo com o diretor de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Evandro Galdino, “o Hospital de Cirurgia também receberá um aparelho de radioterapia, por meio de convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal por meio do Ministério da Saúde [no valor de R$ 2 milhões], o que vai trazer um alívio para os pacientes com câncer”.
Ele explicou que as obras para as adequações do espaço para receber o acalerador linear [equipamento para o tratamento], iniciam em março. "Mas a previsão da conclusão é de seis meses", completa Evandro Galdino.
A expectativa é de que, com os novos equipamentos, o número de pacientes enviados para fazer o tratamento no Estado da Bahia, seja reduzido. Para se ter uma ideia, em 2014 até fevereiro de 2015, 119 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem em Sergipe, viajaram para se submeter ao tratamento na Bahia. Isso porque atualmente funciona um aparelho no Huse e outro no Cirurgia, este apresentou problemas e passou vários dias parados ano passado.
Por Aldaci de Souza
* A matéria foi atualizada às 08:00 para acréscimo de informações por parte da SES.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B