![]() |
Serviço Especializado funciona anezo ao Hospital São José, em Aracaju (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Os cerca de 150 pacientes com fissuras lábio leporino/palatino podem ficar sem atendimento devido ao não repasse de verbas por parte da Prefeitura de Aracaju, o que está levando a Sociedade Especializada no Atendimento ao Fissurado do Estado de Sergipe (Seafese), que funciona anexo ao Hospital São José, ao risco de fechar as portas nos próximos dias.
Segundo a psicóloga Ana Cecília Campos Barbosa, os repasses financeiros eram de R$ 100 mil mensais, mas devido a um decreto, a verba passou a ser por metas compartilhadas com o Hospital São Jose. “Com o decreto, a verba foi reduzida para R$ 50 mil, ou seja, a metade e mesmo assim a Prefeitura de Aracaju que é a responsável devido a Universalização da Saúde, está com as parcelas atrasadas desde julho deste ano”, lamenta acrescentando que a Seafese é o único serviço amplo nesse tipo de cirurgias e acompanhamento em Sergipe.
![]() |
Fissuras devem ser acompanhadas por vários especialistas |
Ela informou que os pacientes da Seafese contam com atendimento por uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, dentistas, ortodentistas, buco-maxilos, cirurgiões-plásticos, enfermeiros e fonoaudiólogos, entre outros profissionais.
“O atendimento é extenso porque damos continuidade. Após a primeira cirurgia do lábio, aos três meses de idade, fazemos todo um acompanhamento da criança, os devidos ajustes. Com um ano, a criança passa pela cirurgia do céu da boca, com quatro a cinco anos, é verificada a questão da fala e com cinco a seis anos, é feita a ortognática [correção da mordida], portanto, o acompanhamento é necessário e sem os recursos, pode deixar de ser feito a qualquer momento”, teme.
Fissuras
Tratam-se de abertura no lábio ou no palato [céu da boca], podendo ser completa, lábio e palato, que resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato enquanto o bebê está se formando. O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação. Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. A mesma situação pode acontecer com o céu da boca ou palato.
Saúde
O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que ficou de verificar a situação quanto ao não repasse das parcelas e dar uma resposta. O Portal continua a disposição da Secretaria de Saúde para quaisquer esclarecimentos por meio do telefone 079 2106-8000 ou do e-mail jornalismo@infonet.com.br.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B