José Sobral ressalta que ações serão iniciadas com capacitações de equipes (Fotos: Portal Infonet) |
Uma força tarefa na área da saúde para combate ao mosquito Aedes aegypti está sendo montada por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Exército e Defesa Civil. A ação, discutida na manhã desta segunda-feira, 7, no 28º Batalhão de Caçadores, se deu em decorrência da deflagração oficial de que Sergipe, em toda a sua extensão, está em situação de emergência em saúde pública por alteração do padrão de ocorrência de microcefalia. A doença é uma má-formação do crânio e está relacionada com o Zika vírus, transmitido pelo mosquito, conforme parecer do Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, por determinação do Governo Federal, o Exército está autorizado a apoiar o Estado no combate ao Aedes aegypti. “Em função disso, traçamos uma estratégia que terá suas ações iniciadas neste sábado, 12, com a capacitação de equipes e visão das áreas mais críticas. A princípio, na grande Aracaju, que detém 70% da população, iremos empreender os esforços, mas sem deixar de atuar nos outros municípios. Ainda esse mês, fora a Grande Aracaju, 12 municípios estarão recebendo apoio efetivo de treinamento, presença de brigada e de carro fumacê”, explicou.
Mobilizações
Erivaldo Mendes atuará com efetivo de 20 pessoas mais profissionais dos municípios |
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-coronel Erivaldo Mendes, o Exército Brasileiro está agora entrando nesse contexto de ações para combater a proliferação do mosquito e a Defesa Civil, como órgão do Estado, está participando diretamente desse processo.
“Iremos mobilizar a Defesa Civil nos municípios para participar das capacitações e para agilizar práticas de combate ao mosquito. Temos um efetivo de 20 pessoas e nos municípios mais um grande efetivo que será mobilizado para que se envolva no planejamento de combate ao mosquito. Iremos visitar as localidades, bairros e casas, para junto com os moradores, verificar os focos do mosquito nas áreas internas”, garantiu o coordenador.
Para o comandante do 28º Batalhão de Caçadores, o Tenente-coronel Silva Neto, o grande objetivo é combater um inimigo comum, no caso, o Aedes aegypti. “Para tanto, iremos atuar efetivamente, com os agentes de endemias, a Defesa Civil e outros atores governamentais estaduais e municipais, para que possamos visitar as residências e levar à população as informações necessárias para eliminar os focos do mosquito. Iremos capacitar cerca de 100 militares do exército, que irão agilizar ações tanto em prol do estado quanto do município”, assegurou Silva Neto.
No último dia 4, o Ministério Público Estadual (MPE/SE), através da promotoria da saúde, e o exército do Estado se reuniram na sede do órgão, para discutir estratégias no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do Zika Vírus. O objeto é impedir que novos casos de microcefalia surjam em Sergipe, que já registrou 100 casos de agosto até a última sexta-feira, 5.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B