Fórum vai debater financiamento da saúde

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O conselheiro estadual da Paraíba, Marcelo Melo da Silva, esteve nos dias 20 e 21 de março, em Aracaju, participando das discussões e dando suporte técnico para a realização do 7º Fórum Norte Nordeste de Conselhos Estaduais de Saúde e de Capitais que acontecerá no próximo mês de junho em Aracaju.

Marcelo que veio a convite do Conselho Estadual de Saúde, para contribuir com a elaboração do evento que será sediado em Sergipe, disse que a sua participação tem como intuito contribuir para que o Fórum seja o mais exitoso possível na contribuição das proposições dos Conselhos, na troca de experiências bem sucedidas como também as suas fragilidades junto com as fragilidades das Secretarias Estaduais de Saúde do Norte Nordeste.

O Fórum segundo o conselheiro representa um avanço grandioso no controle social, por ser um espaço onde os conselhos de saúde vêm dialogando entre si essas experiências que vem avançando e ao mesmo tempo apresentando as fragilidades em outros conselhos, e que acaba sendo fragilidades e avanços comuns do Norte e Nordeste.

– Para que nós possamos avançar enquanto regiões para tratar diretamente com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional e Câmara e Senado Federal acerca das necessidades pertinentes a essas regiões que tem as fragilidades e as dificuldades comuns dos estados participantes, é necessário esse entendimento e esse debate com os conselhos -, frisou.

Perguntado quais os pontos mais frágeis, Marcelo ressalta que a saúde como um todo passa por um momento muito difícil, e entre os vários temas que poderiam ser abordados, um dos principais e que deve ser o tema principal do 7º Fórum, será a questão do financiamento da saúde, porque não condiz com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “É preciso haver de fato uma participação dos três entes federativos, porque hoje, apenas os municípios e estados cumprem o seu papel, diferentemente da União que está desobrigada da sua aplicação dos seus recursos de 10% do Orçamento”, lamenta o conselheiro.

Para ele, se faz necessário durante o Fórum tratar do sub-financiamento da saúde, porque sem dinheiro a saúde não avança. “É preciso haver mais financiamento, mais incentivos por parte do governo federal e é isso que os Conselhos do Norte e Nordeste irão buscar nesse evento entre outros temas a serem abordados”, avisou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais