|
José Augusto Moreira "Eu pretendo parar" (Fotos: Portal Infonet) |
No Dia Mundial Sem Tabaco, o Portal Infonet ouviu alguns testemunhos sobre os desafios de largar o vício do cigarro. Alguns dos entrevistados relataram suas dificuldades e o acesso à informação de que é possível largar o vício com tratamento médico. Em Aracaju, o Programa de Tratamento do Tabagismo funciona no Cemar Augusto Franco, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, Fernando Franco, bairro Augusto Franco.
O motorista José Augusto Moreira, conta que fuma há mais de 45 anos. Segundo ele, o exame preventivo que faz todos os anos o deixa tranquilo, mas confessa que gostaria de receber um tratamento para deixar o vício. “Eu fumo desde os 14 anos de idade e não me sinto mal, mas gostaria de deixar o cigarro”, confessa.
Já o lavador de carros, Edvaldo Santana dos Santos, de 48 anos, conta que fuma há mais de 20 anos. Ele começou a fumar aos 28 anos e diz se sentir incomodado. Os efeitos do consumo contínuo do tabaco já lhe causam pigarros. “Eu já comecei a sentir pigarros na garganta e estou preocupado. Quero muito deixar de fumar, mas não sei como nem onde. A única coisa que sei é que é muito caro e que não se deixa de fumar e uma hora para outra”, disse.
|
Cemar Augusto Franco já tratou mais de 300 pessoas |
No Cemar, através do Programa, já foram tratadas mais de 300 pessoas. Atualmente 80 pessoas fazem parte do grupo que buscar largar de vez o cigarro. De acordo com a coordenadora do Cemar, Maria das Graças, o acesso ao serviço é simples e o paciente não tem dificuldades para ser recebido. Segundo ela, os três grupos, cada um com 20 pessoas, passam por uma avaliação e já começa com o medicamento. “Já tratamos mais de 300 pessoas através do grupo e em tratamento nós temos 80 pessoas em tratamento. As pessoas nos procuram geralmente porque se sentem descriminados socialmente. Eles relatam que tem vergonha de fumar em público, por medo do câncer e a pedidos de familiares”, conta.
Serviço
O Centro de Tratamento para Fumantes funciona das 14h às 16h e os interessados em iniciar o tratamento podem ir diretamente ao local. O serviço disponibiliza tratamento, medicamentos e acompanhamento psicológico.
Por Eliene Andrade
|
Edvaldo "Eu não sei como comerçar" |
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B