Gemidos, choros e desmaio na recepção do Nestor Piva

Thiago Oliveira chegou a desmaiar de dores (Fotos: Portal Infonet)

Após a interdição ética do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), do Conselho Regional de Enfermagem (Cremese) e do Ministério Público Estadual (MPE) [devido à falta de condições de funcionamento] na noite desta terça-feira, 26 na Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, a situação na manhã desta quarta-feira, 26 é de caos.

Pacientes que chegam e são avisados, estão retornando, mas os que chegam com fortes dores, estão amargando a demora de atendimento. Thiago Oliveira está na recepção do Nestor Piva desde às 7h da manhã com fortes dores no estômago, chegou a desmaiar na porta e foi socorrido pelo repórter da rádio 930 AM, Renato Nogueira e por outros pacientes.

Paciente foi ampardo pelo repórter Renato Nogueira

O repórter informou ter tentado um socorro junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não conseguiu porque a resposta é de que o caso não é de alta complexidade. “Aqui na unidade tem médico, mas não vai atender em virtude da interdição. Liguei para o Samu e o médico me perguntou onde é a dor, quando disse que é no estômago, ele respondeu que não é de alta complexidade. Também perguntou a idade, quando disse que é 27 anos, ele respondeu que então não é problema cardíaco, mesmo sem verificar a gravidade”, lamenta Renato Nogueira.

Gritando de dor, o paciente Thiago Bonfim disse apenas à reportagem do Portal Infonet que mora no bairro Santos Dumont e estava trabalhando no bairro Siqueira Campos, numa fábrica de chuveiros quando sentiu as dores e foi levado ao Nestor Piva.

Outro paciente chora de dores e…

Na Unidade, os pacientes dividem a angústia do não atendimento com as baratas que passeiam livremente pela recepção.

O assessor da Fundação Hospitalar de Saúde, José Castilho, informou que estará enviando uma nota explicando os casos em que o Samu atende. Mas adiantou: “Se tem médico na unidade, porque o atendimento não foi feito? E porque a Secretaria Municipal de Saúde não disponibilizou uma ambulância para transferir o paciente para o Fernando Franco?”

SMS

Na assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, a informação é de que “o Samu é estadual, a secretaria não dispõe mais de ambulâncias e os médicos que continuam na unidade mesmo estando interditada é para prestar atendimento aos pacientes que estão internados, muitos há mais de dez dias, até que a transferência seja feita”.

… Outro não aguenta e se deita nas cadeiras

Recepção do Nestor Piva entregue às baratas que passeiam livremente

Na próxima sexta-feira, 28, haverá uma audiência de emergência no Ministério Público Estadual, com a promotora Euza Missano e representantes dos órgãos de Saúde, para discutir a situação.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais