Governo do Estado trabalha para terceirizar Samu e Hospital de Glória

Medida é aprovada por maioria e Conselho Estadual autoriza o governo a adotar o novo modelo de gestão (Foto: Sindicato dos Enfermeiros)

O Governo do Estado de Sergipe já está trabalhando para terceirizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. Na quinta-feira, 30, a questão foi debatida no Conselho Estadual de Saúde, surpreendendo os conselheiros que são contrários à proposta defendida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Contrariando parte dos servidores da área de saúde em Sergipe, por maioria os membros do Conselho Estadual autorizaram o Governo do Estado a adotar as medidas para promover a terceirização destes serviços.

Um grupo de condutores de ambulância do Samu chegou à sede do Conselho Estadual em Aracaju no horário em que a reunião estava ocorrendo, mas foram convencidos de que a proposta de terceirização não estaria na pauta da reunião, conforme informou a enfermeira Shirley Morales, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe, que integra o Conselho Estadual de Saúde. O grupo saiu e acabou surpreendido, posteriormente, com o desfecho: a terceirização foi colocada em debate e aprovada, com o respaldo de 16 membros do Conselho Estadual e o repúdio e resistência de apenas quatro conselheiros.

Segundo Shirley Morales, os servidores públicos da área de saúde deve realizar uma assembleia geral conjunta para avaliar essa decisão do Conselho Estadual de Saúde e tentar uma reunião com os gestores da Secretaria de Estado da Saúde, envolvendo ainda a Prefeitura de Aracaju por ter cedido servidores municipais para atuar no Samu, além de provocar o Ministério Público para promover audiências públicas para debater este novo modelo de gestão.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Ramos Gomes, rebate os argumentos de Shirley Morales e assegura que todos os conselheiros tiveram conhecimento prévio de todos os assuntos que seriam tratados na reunião da quinta-feira, 30. Eduardo Ramos assegura que não teve direito a voto por estar presidindo a reunião, mas defendeu a terceirização por entender como medida necessária para suprir as deficiências observadas em vários segmentos da saúde pública, especialmente no Samu.

Sem concurso

O vice-presidente do Conselho Estadual explicou que a terceirização estava destacada como proposta encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde de forma ampliada, que poderia ser traduzida como um cheque em branco à gestão estadual para terceirizar todos os segmentos da saúde pública. O vice-presidente revelou também que o representante da Secretaria de Estado da Saúde foi convidado para prestar os esclarecimentos e ele assegurou que a SES teria o intuito de terceirizar apenas o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória e o Samu e foi nessa linha, conforme o vice-presidente, que a maioria dos membros do Conselho Estadual de Saúde fez a autorização.

Apesar de não votar, o vice-presidente declarou-se favorável à terceirização como medida para sanar os problemas decorrentes da falta de servidores. Na ótica do vice-presidente, o Governo do Estado estaria impedido de realizar contratações diretas através de concurso público devido ao limite prudencial estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal quanto a gasto com pessoal.

Na ótica da sindicalista Shirley Morales, a decisão do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe contraria deliberações da Conferência Nacional de Saúde e também do próprio Conselho Nacional de Saúde que estabelece como modelo a gestão de controle estatal dos serviços de saúde no Brasil. Mas o vice-presidente do Conselho Estadual se contrapõe a esse entendimento e assegura que o Conselho Estadual é autônomo e que a decisão tomada na quinta-feira, 30, está amparada em previsão legal. Uma decisão, segundo o vice-presidente do Conselho, que poderá ser colocada em prática ou não. Depende, conforme frisou, da decisão do gestor, no caso do próprio Governo do Estado.

Em nota enviada à redação do Portal Infonet, a assessoria de imprensa informou que a Secretaria de Estado da Saúde está analisando modelos de gestão compartilhada que vem sendo desenvolvido no Samu de outros estados brasileiros. A nota diz que “não há nada de concreto” a respeito da terceirização dos serviços, cuja proposta foi encaminhada ao Conselho pela própria Secretaria de Estado da Saúde.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais