Governo incentiva alimentação saudável

A divisão de tarefas contribui para a alimentação saudável 

O combate a obesidade continua sendo um dos principais objetivos do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com atenção dada especialmente aos perigos do sedentarismo e dos maus hábitos alimentares. A Área de Alimentação e Nutrição da SES adota uma das premissas da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde: a divisão de tarefas familiares contribui para uma alimentação saudável.

O responsável técnico de Alimentação e Nutrição da SES, Ronaldo Cruz, concorda que a responsabilidade pela alimentação, quando compartilhada entre pais e filhos, evita a concentração de atividades em uma única pessoa.  Daí tarefas, como planejar, comprar, armazenar, preparar o alimento e limpar o espaço, quando centralizadas, podem induzir o consumo de comida comprada pronta.

“A comida preparada em casa é minimamente processada, portanto, mais nutritiva. Hoje temos uma epidemia de sobrepeso no Brasil em virtude do alto consumo de alimentos industrializados e processados. Esses alimentos possuem alto teor de gordura, que aliado a inatividade física torna a obesidade uma questão multifatorial, estando também associada aos problemas endócrinos”, declarou Ronaldo.

Guia Alimentar

A necessidade do consumo mais consciente de alimentos também tem sido enfatizada pela SES através da distribuição do ‘Novo Guia Alimentar para a População Brasileira’, elaborado pelo Ministério da Saúde. A SES, ao observar os altos índices de obesidade em crianças e adultos, iniciou em 2015 a distribuição de exemplares nos Colegiados Interfederativos Nacionais (CIE), nos municípios sergipanos.

A partir da distribuição, uma agenda de promoção da alimentação adequada e saudável passou a ser dinamizada nos municípios, tendo como referência a implantação do Novo Guia. A agenda, por sua vez, é estratégia da Política Nacional de Promoção da Saúde.

Para subsidiar os profissionais da saúde nos municípios sergipanos quanto ao repasse de informações sobre o Novo Guia, uma aula de teleducação será ministrada na capital, ainda este ano, com auxílio dos profissionais da Área de Alimentação e Nutrição da SES. Um segundo contato será feito com os municípios para enfatizar a importância das agendas prioritárias. Segundo Ronaldo Cruz, essas ações tendem a estimular atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a exemplo de palestras e rodas de conversa.

Estatísticas

Os dados sobre obesidade provêm da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A pesquisa aponta que em 10 anos a prevalência de obesidade entre jovens com idade entre 25 e 44 anos passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O resultado está ligado ao índice maior de diabéticos e hipertensos e provém de entrevistas feitas em todas as capitais brasileiras.

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais