Governo já entregou mais de 20 Salas de Estabilização

(Foto: Ascom FHS)

Em 22 municípios sergipanos, o atendimento nas Clínicas Saúde da Família (CSF) é 24 horas. Para garantir os plantões e permitir que pacientes em estado grave ou crítico contem com os procedimentos médicos de urgência e emergência até serem encaminhados à Rede de Atenção à Saúde, o Governo do Estado equipou essas 22 Clínicas com sala de estabilização.

O Governo do Estado já inaugurou 83 Clínicas. Dessas, 22 prestam atendimento de urgência e emergência 24 horas para estabilizar o paciente. "A sala de estabilização é a estrutura que funciona como local de assistência temporária e qualificada para estabilização de pacientes críticos ou graves. Nesses locais, enquanto o paciente aguarda a remoção, ele recebe toda a assistência e atenção necessárias", explicou a coordenadora de Atenção Hospitalar da SES, Márcia Guimarães.

O encaminhamento à unidade hospitalar mais próxima e a que se encaixa à necessidade do paciente é feito de forma regulada pelo Samu. A coordenadora informou que as salas de estabilização têm ventilador pulmonar, carro de emergência com desfibrilador, aspirador de secreções.  "Em suma, contam com equipamentos que podem viabilizar a assistência do paciente grave até ele ter condições de transferência para unidade de maior complexidade", explicou.

As CSF 24 horas estão nos seguintes municípios: Carira, Ribeirópolis, Frei Paulo, Umbaúba, Maruim, Tomar do Geru, Campo do Brito, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Poço Verde, Arauá, Riachão do Dantas, Indiaroba, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Rosário do Catete, Itaporanga, Monte Alegre de Sergipe, São Cristóvão, Areia Branca, Cristinápolis e Capela.

"Essa é mais uma ação do Governo do Estado no sentido de garantir a assistência de forma ampliada. O Governo entrega a Clínica pronta e equipada para funcionar. Já a responsabilidade de contratação de pessoal e medicamentos é do município. Essas salas de estabilização são muito importantes para a rede, já que garantem a segurança do paciente que precisa ser estabilizado antes de ser transferido", conclui a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

Além disso, o Estado ainda co-financia com recursos próprios as salas de estabilização com valores que vão de R$30.000,00 a R$50.000,00 mensais.

Fonte: Ascom

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais