Governo prepara licitação para o Hospital do Câncer

Serviços de terraplanem estão sendo finalizados (Foto: Marcelle Cristinne/ASN)

As obras de terraplanagem do Hospital do Câncer estão quase finalizadas. Orçada em R$ 12 milhões, esta fase serve como preparação do terreno para receber a estrutura do prédio onde funcionará a principal unidade de tratamento de câncer em Sergipe. Não só esta etapa, como as demais são geridas com recursos do Proinveste. O próximo passo é iniciar a licitação para a construção de toda a unidade de saúde.

“Recebemos a autorização da Caixa Econômica Federal para licitar a obra física do hospital. A previsão para conclusão da obra será de três anos e faremos a compra dos equipamentos quando a obra estiver próxima de ser finalizada, para que possamos adquirir os mais modernos. Enquanto isso, para garantir a assistência dos pacientes, um novo acelerador linear será implantado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), para que os pacientes não fiquem desassistidos”, disse José Sobral, secretário Estadual de Saúde.

Construção

A construção da unidade hospitalar irá possibilitar uma melhoria significativa para os pacientes oncológicos em Sergipe. Ao todo, serão investidos R$ 80 milhões, somente na parte de obra, fora equipamentos. O projeto contempla setores específicos com 30 leitos para internação infantil e 120 leitos para internação de adultos, além de 10 leitos de UTI para os adultos e 10 para crianças.

Para a senhora Licélia Nascimento Santos, que é usuária do sistema público de saúde e realiza tratamento no Huse, por Sergipe possuir uma demanda muito grande de pessoas com câncer, a inauguração do Hospital do Câncer vai suprir uma necessidade latente. “Vai ser um avanço. Sergipe vai sair na frente. Acredito que o hospital vai proporcionar a melhoria do atendimento e que vai agilizar a fila de espera”, frisa.

Dona Terezinha da Conceição está esperançosa com a notícia sobre o Hospital do Câncer e disse que o governo acertou em promover a construção da unidade especializada de saúde. “Isso é bom, pois à medida que temos um hospital maior, há espaço para mais pacientes. Além disso vai ter mais médicos e leitos”, acrescenta.

O médico hematologista Richer Mota também vê grandes vantagens com a implantação do Hospital do Câncer. “A necessidade aqui se tornou maior por conta da demanda que recebemos de pacientes da Bahia e de Alagoas. Então vai ser bom não só para o Estado como para outras regiões”, relata.

O profissional da saúde também destaca que, com a nova e moderna unidade de saúde, vai haver uma equipe multidisciplinar unicamente voltada para o tratamento oncológico, proporcionando o melhor tratamento possível. “Não só com relação aos leitos, mas há vantagens também a respeito dos exames, pois os pacientes do Hospital do Câncer não vão precisar enfrentar filas com pacientes de outros lugares”, alega.

Com informações da ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais