Governo torra quase meio milhão de reais em veículos inoperantes

Triciclos deteriorados em uso no pátio do DER (Foto: reprodução vídeo que circulou em redes sociais)

O Governo de Sergipe gastou quase meio milhão de reais no ano passado para comprar 20 triciclos, que seriam utilizados para entregar medicamentos a pacientes assistidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Mas hoje, pouco mais de um ano após a aquisição, esses veículos são classificados como inoperantes pela própria administração estadual e estão abandonados, deteriorados, no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Em março do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou a compra de 20 triciclos [conhecidos como tuck tuck], com um investimento de R$ 499,8 mil, anunciando como iniciativa eficaz para proporcionar “maior conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, que deveriam receber os medicamentos que passariam a ser entregues com uso daqueles veículos.

Depois de vídeos que circularam em redes sociais mostrando esses veículos amontados, em fase de deterioração, a Secretaria de Estado da Saúde se manifestou, informando que abrirá processo administrativo para investigar “as responsabilidades pela compra equivocada desses veículo.

Falta de estabilidade

Em nota enviada à imprensa, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que os veículos estão provisoriamente no pátio do DER e que estaria buscando um local mais adequado para acomodá-los, admitindo que aqueles veículos teriam sido adquiridos de forma equivocada por decisão da gestão passada.

Na nota, a assessoria informa que os veículos não possuem estabilidade adequada e que já se envolveram em acidentes de trânsito, colocando em risco a vida do condutor. “Uma pessoa teve o nariz quebrado e várias escoriações pelo corpo”, destaca a nota, fazendo referência ao acidente envolvendo um dos triciclos que estavam sendo usados para entregar os medicamentos.

Segundo a SES, os 20 triciclos foram substituídos por duas motocicletas que estão sendo usadas de forma satisfatória, fazendo uma média de 40 entregas de medicamentos por dia cada uma. “Já as Tuck Tuck não entregavam 20, porque tem baixa autonomia, não conseguem se deslocar a mais de 40km/h”, destaca a nota da SES.

Segundo a SES, outros problemas foram constatados pela equipe técnica que avaliou os veículos. “Foram detectados problemas na parte elétrica e na mecânica. Como as Tuck Tuck são veículos adaptados, aqui em Sergipe não existe assistência técnica para realizar a sua manutenção”, ressalta a SES.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais