Greve do Samu já dura mais de 40 dias

Categoria continua mobilizada na base do Samu (Foto: Portal Infonet)

Há mais de 40 dias em greve por tempo indeterminado, os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuam mobilizados na base do Samu, situado anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

A categoria luta por condições de trabalho [acomodações dignas na base do Samu], isonomina na carga horária, auxílio alimentação no valor de R$ 500, auxílio creche de R$ 100, um adicional de risco de vida, além da manutenção dos dois uniformes por ano.

Segundo a enfermeira, Emilia Caetano, uma reunião foi realizada com o governo no intuito de discutir a situação, mas até agora os servidores aguardam um posicionamento. “O que teve no início foi uma reunião com o governo na qual entregaram a proposta de negociação e a proposta do acordo coletivo. O governo ficou de nos dar uma resposta até o dia 30 de abril, mas até agora nada”, conta.

Como não houve uma resposta concedida pelo governo, a categoria afirma que vai acompanhar a agenda do governador. “Vamos acompanhar a agenda e seremos o cerimonial dele nos eventos, até que ele se reportar a nós com o devido zelo e respeito pelo empenho e importância dos profissionais. A gente não quer atingir a população, mas a gente sabe que o serviço com o porte do Samu parado, vai prejudicar e pelo que o governo mostra, ele não está incomodado com isso. A gente faz escalas diárias e monta uma estrutura para amenizar o sofrimento da população, mas tudo isso, só vai resolver com negociação”, afirma Emília Caetano.

Estado

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da FHS que enviou uma resposta.

"A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) está dialogando com a categoria, inclusive já tendo sido recebida pelo governador Jackson Barreto. Entre as propostas já apresentadas estão a elaboração de um cronograma de recuperação da frota e das bases descentralizadas, além da elaboração de um cronograma de manutenção;  montar um grupo de trabalho para debater uma solução em relação aos vínculos trabalhistas, formado por representantes da FHS, da Secretaria de Estado da Saúde e das categorias; e  a garantia de que o Governo agendaria uma reunião com a prefeitura de Aracaju para conversar sobre a situação dos servidores municipais que trabalham no Samu.

Também já foram apresentados aos trabalhadores avanços já alcançados no Serviço  e confirmada a composição de uma mesa de negociação. Entre os avanços estão a descentralização das bases de Aracaju; a reativação do serviço de motolância; a recuperação da climatização das viaturas operacionais; e a aquisição de novo fardamento aquisição de suporte para pés com entrega já realizada.

A FHS também está tomando medidas para garantir o funcionamento do serviço do Samu. A fundação irá contratar novos servidores a partir do Processo Seletivo Simplificado, já na próxima semana para acabar com o alto número de horas extraordinárias pagas atualmente".

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais