Greve dos médicos: procurador quer ouvir prefeito

João Augusto explica posição dos médicos (Fotos: Portal Infonet)

O Ministério Público Federal (MPF) vai intermediar entendimentos entre a classe médica e a Prefeitura de Aracaju para acabar com a greve da categoria, que completa 75 dias nesta terça-feira, 4. No final da reunião, ocorrida nesta manhã com representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), o procurador da república Ramiro Rockenbach anunciou a pretensão de ouvir o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) sobre o impasse.

O procurador informou que tentará marcar uma reunião com o prefeito em caráter de urgência para discutir a questão. Os procedimentos que serão adotados pelo MPF, após esta reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira, ainda não foram definidos. O procurador entende que só será possível criar um conceito sobre o conflito depois de ouvir os argumentos do prefeito.

Na reunião com o procurador da república, nesta terça-feira, os representantes do Sindimed criticaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em querer contratar médicos temporários para substituir grevistas. Na ótica do presidente do Sindimed, João Augusto Oliveira, os recursos que a prefeitura destinaria para os contratos temporários seriam suficientes para quitar os salários de dezembro dividido em parcelas, como propôs o sindicato.

Ramiro Rockenback: reunião com o prefeito

O presidente do sindicato informou que a prefeitura justificou o gasto extra, informando que os contratos com médicos temporários que substituiriam os grevistas sairiam dos contracheques dos próprios médicos grevistas a partir do desconto da gratificação concedida à classe a título de desempenho. O presidente do Sindimed questiona e garante que, mesmo assim, o montante descontado seria insuficiente para pagar os contratos temporários. “Esse desconto não dá R$ 100 mil e como vai pagar R$ 700 mil?”, questionou o sindicalista, fazendo referência ao montante que a PMA teria que dispor para pagar aqueles contratos.

O impasse continua. A reunião do procurador da república Ramiro Rochenback com o prefeito ainda não possui data definida. A Secretaria Municipal de Comunicação garante que a prefeitura está fazendo todos os esforços para quitar este débito e que não poderia proporcionar tratamento diferenciado aos médicos para não prejudicar outras categorias, que estão enfrentando os mesmos problemas.

Por Cássia Santana 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais