Greve reduz atendimento nos hospitais universitários de Sergipe

o movimento grevista é por tempo indeterminado (Foto: Seese)

Após greve deflagrada nesta quinta-feira, 13, pelos servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o atendimento nos hospitais universitários de Aracaju e Lagarto foram reduzidos. De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese), Shirley Morales, o movimento grevista é por tempo indeterminado.

Ainda segundo Shirley, por conta da greve, os atendimentos eletivos estão suspensos em todos os hospitais universitários. “Os serviços de urgência, emergência e atendimentos aos pacientes com Covid-19 estão mantidos”, ressalta a presidente do Seese. Ainda de acordo com ela, o movimento grevista atinge os trabalhadores administrativos e assistenciais, como médicos, enfermeiros e afins. “Lembrando que fizemos o cálculo é que ao menos 30% do efetivo profissional estão trabalhando nos setores de urgência e emergência”, acrescenta.

Shirley explica que a grave tem dois motivos principais: a falta de reajuste salarial dos servidores da Ebserh e o desejo da empresa de atrelar o cálculo do adicional de insalubridade ao salário mínimo. “Essa situação já vem se arrastando há mais de um ano. Já tivemos algumas conversas com a empresa, mas ainda não chegamos a um consenso sobre esses dois temas”, diz Shirley Morales.

A presidente da Seese explica que a Ebserh é uma empresa vinculada ao Ministério da Educação e tem como responsabilidade a gestão de todos os hospitais universitários do pais. “Desse modo, essa é uma mobilização a nível nacional. A empresa alega falta de recursos”, afirma. Shirley destaca que o ponto mais difícil de chegar a um consenso tem sido a forma de cálculo do adicional de periculosidade.

“Atualmente, o valor desse adicional varia entre 10% e 40% sobre o salário base dos trabalhadores. Atrelar esse cálculo ao salário mínimo significaria perdas salarias muito grandes”, avalia Shirley.

HU – Lagarto

Por meio de nota, o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) informou que é um hospital porta aberta e que recebe e acolhe a todos; uma unidade hospitalar referência em Urgência e Emergência no estado; e, ainda, neste momento de pandemia, hospital referência no estado para atendimento Covid, a preocupação da gestão do HUL neste momento é a de que os impactos do movimento sejam minimizados para que o hospital garanta a continuidade da assistência que vem sendo prestada aos seus pacientes e usuários.

“Preocupação essa, que já foi colocada ao comando de greve em reunião que aconteceu entre as partes na tarde dessa quarta-feira, com a instituição entendendo o direito de manifestação das categorias”, destaca a Assessoria.

HU – Aracaju

Em nota, o Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) diz que a greve foi deflagrada em meio às negociações. “As conversas não foram encerradas e o processo de Mediação e Conciliação Pré-Processual PMPP nº 1000116-32.2021.5.00.0000 segue em curso no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A Empresa esclarece que está em processo de mediação com as partes envolvidas e que até a próxima quinta-feira, 20, a estatal deve enviar à categoria uma nova proposta”, salienta a Assessoria do Hospital.

Ainda de acordo o comunicado da unidade hospitalar, é importante ressaltar que a proposta apresentada pela empresa, a nível nacional, mantém todas as cláusulas sociais do ACT vigente. “No entanto, a ação mantém na proposta o pagamento do adicional de insalubridade, mas adapta a base de cálculo, sendo pago em cima do salário mínimo, e não mais sobre o salário-base. Com a adequação proposta, será possível ainda conceder aumentos em outros benefícios. Importante ainda pontuar que a mudança no cálculo só acontecerá ao fim da pandemia”, relata.

O HU-UFS destaca ainda que as atividades assistenciais estão mantidas e que a suspensão de serviços está sendo avaliada mediante o percentual de profissionais que estão aderindo ao movimento paredista. A equipe do HU-UFS destaca que mantém contato com os representantes locais dos trabalhadores para que os impactos sejam os menores possíveis.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais