
A partir de sexta-feira, 1º de agosto, o Centro de Atendimento e Triagem a Síndromes Gripais de Aracaju, o Gripário, passa a funcionar em novo horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A mudança ocorre diante da redução na procura pelo serviço e da estabilização dos casos de síndromes respiratórias na capital.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que a queda no número de atendimentos é resultado direto das ações integradas de vigilância, prevenção e cuidado desenvolvidas ao longo dos últimos meses, como o reforço nas campanhas de vacinação, a busca ativa de pacientes vulneráveis e a ampliação da rede de atendimento. Durante os meses de junho e julho, período de maior circulação viral, o gripário funcionou em regime especial, todos os dias da semana, incluindo feriados, realizando 2.791 atendimentos e garantindo assistência oportuna à população.
De acordo com a gerente do gripário, Manuella Duarte, a estrutura foi fundamental para atender à demanda sazonal. “A ampliação do funcionamento foi uma medida estratégica diante do aumento de casos provocado pelas condições climáticas e eventos festivos. Com a retomada da estabilidade, o serviço retorna ao horário regular, sem prejuízo à assistência”, explica.
Fonte: PMA