Caminhada saiu da Praça General Valadão (Fotos: Portal Infonet) |
O Dia Internacional da Mulher foi lembrado por pacientes com câncer que formam o Grupo Mulheres de Peito. Elas se concentraram na Praça General Valadão [Centro de Aracaju] e saíram em caminhada pelo Calçadão da rua João Pessoa até a Praça Fausto Cardoso. Faixas e cartazes mostraram a população, a angústia em ter o tratamento suspenso, principalmente por conta dos constantes problemas apresentados nas máquinas de radioterapia.
“Não temos o que comemorar, mas estamos fazendo uma pequena passeata para falar sobre o Dia Internacional da Mulher, sobre as pequenas conquistas, a exemplo do Tratamento Fora do Domicílio (FTD), mas também cobrar mais medicamentos e menos interrupção do tratamento”, destaca a fundadora do Grupo Mulheres de Peito, Aline Souza.
Mulheres acometidas pelo câncer de mama |
De acordo com Sheila Galba, também integrante do grupo formado há um ano e cinco meses no Hospital Universitário, uma das maiores reivindicações é o funcionamento das casamatas [feitas para abrigar equipamentos destinados ao tratamento], construídas em um prédio anexo ao Hospital de Cirurgia.
“O prédio está pronto, faltando apenas acabamento para que as duas casamatras funcionem. Ali é o verdadeiro Hospital do Câncer de Sergipe, os Bombeiros já autorizaram o funcionamento, as máquinas de radioterapia já estão compradas, a sala de quimioterapia é enorme, mas não entregam sob a alegação de que está na Justiça”, lamenta lembrando que existem 300 mulheres com câncer de mama aguardando na fila de espera para fazer o tratamento de radioterapia em Sergipe.
“Mandaram 40 para fazer o tratamento em Arapiraca (Al), pelo TFD, mas ainda têm 300 mulheres na fila de espera e o câncer não espera. Acabamos de saber que o aparelho de radioterapia do Hospital Cirurgia quebrou hoje. Quando consertam o do Huse, o do Cirurgia quebra e quem sofre são os pacientes”, destaca Sheila Galba ressaltando que o Mulheres de Peito é formado por 120 pacientes que lutam contra a doença.
Aline Souza, fundadora do Grupo Mulheres de Peito
|
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B