Grupo Mulheres de Peito faz caminhada pelo Centro

Caminhada saiu da Praça General Valadão (Fotos: Portal Infonet)

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado por pacientes com câncer que formam o Grupo Mulheres de Peito. Elas se concentraram na Praça General Valadão [Centro de Aracaju] e saíram em caminhada pelo Calçadão da rua João Pessoa até a Praça Fausto Cardoso.  Faixas e cartazes mostraram a população, a angústia em ter o tratamento suspenso, principalmente por conta dos constantes problemas apresentados nas máquinas de radioterapia.

“Não temos o que comemorar, mas estamos fazendo uma pequena passeata para falar sobre o Dia Internacional da Mulher, sobre as pequenas conquistas, a exemplo do Tratamento Fora do Domicílio (FTD), mas também cobrar mais medicamentos e menos interrupção do tratamento”, destaca a fundadora do Grupo Mulheres de Peito, Aline Souza.

Mulheres acometidas pelo câncer de mama

De acordo com Sheila Galba, também integrante do grupo formado há um ano e cinco meses no Hospital Universitário, uma das maiores reivindicações é o funcionamento das casamatas [feitas para abrigar equipamentos destinados ao tratamento], construídas em um prédio anexo ao Hospital de Cirurgia.

“O prédio está pronto, faltando apenas acabamento para que as duas casamatras funcionem. Ali é o verdadeiro Hospital do Câncer de Sergipe, os Bombeiros já autorizaram o funcionamento, as máquinas de radioterapia já estão compradas, a sala de quimioterapia é enorme, mas não entregam sob a alegação de que está na Justiça”, lamenta lembrando que existem 300 mulheres com câncer de mama aguardando na fila de espera para fazer o tratamento de radioterapia em Sergipe.

“Mandaram 40 para fazer o tratamento em Arapiraca (Al), pelo TFD, mas ainda têm 300 mulheres na fila de espera e o câncer não espera. Acabamos de saber que o aparelho de radioterapia do Hospital Cirurgia quebrou hoje. Quando consertam o do Huse, o do Cirurgia quebra e quem sofre são os pacientes”, destaca Sheila Galba ressaltando que o Mulheres de Peito é formado por 120 pacientes que lutam contra a doença.              

Aline Souza, fundadora do Grupo Mulheres de Peito 

Sheila Galba, uma das lutadoras por tratamento digno

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais