(Foto: Ascom SES) |
O município de Itabaiana, localizado na região Agreste, recebeu na quinta-feira, 12, a coleta externa do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Realizada em parceria com acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a iniciativa teve como foco mobilizar os cidadãos para o serviço de doação.
No campus, o sentimento de participação e solidariedade deu o tom da mobilização da campanha que teve grande público no prédio onde foi realizada a coleta externa. Durante a ação, os candidatos realizaram o cadastro e a pré-triagem, enquanto aguardavam a coleta de sangue.
De acordo com o professor da UFS, Ricardo Santos do Carmo, a coleta de sangue faz parte da programação da III Semana Científica de Ciências Biológicas de Itabaiana (Sebita). “Nesta edição do evento, resolvemos aproximar a população da comunidade acadêmica com a inserção de uma atividade social dentro da programação científica”, informou.
O acadêmico em Administração, Carlos Eduardo dos Santos, viu na campanha uma oportunidade para doar sangue na cidade onde reside. “A comissão da Semana Científica da UFS passou de sala em sala, explicando sobre a campanha. Diante disso, decidi fazer a minha parte”, comentou.
A proposta de integração alcançou sucesso em função da adesão de moradores locais, comerciários e até doadores de municípios vizinhos, a exemplo de Frei Paulo. “Um amigo que estuda no campus da UFS em Itabaiana me convidou para fazer a doação. Sempre quis colaborar e encontrei essa grande oportunidade”, declarou Thiago Matos Lima, 30.
Os colegas de trabalho José Matheus de Oliveira Silva, 21, e Otávio Menezes Moreira, 20, também decidiram doar e contribuir com o estoque do Hemocentro. “É um gesto muito importante. Todos devem arrumar um tempinho para praticar, afinal é a chance que temos para ajudar a salvar vidas”, afirmaram.
Jorgeane da Cunha Costa, 18, contou que o pai é doador voluntário de sangue e que a cada três meses vai até o Hemose doar. “Tentei doar no ano passado, mas, não consegui. Foi meu pai o maior incentivador e, por isso, hoje, vim fazer a minha parte. Pretendo continuar doando”, relatou.
Para as gestoras do Hemocentro de Sergipe Teresa Leite Lisboa, gerente de Captação e Acolhimento, e Florita Aquino, assessora técnica da Coleta, a campanha foi positiva pela mobilização e o comparecimento de jovens. “Esta é mais uma parceria importante que divulga o serviço e que reúne em um mesmo espaço estudantes e voluntários para salvar vidas”, enfatizou Teresa.
As empresas e instituições interessadas em agendar uma visita técnica de avaliação, para a realização da coleta externa de sangue em 2014, devem entrar em contato com o Serviço de Captação e Acolhimento do Hemose, através dos telefones (79)3225-8000 ou 3259-3174 ou pelo e-mail: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B