Hemocentro define atividades para ‘Semana do Doador de Sangue’

Florita Aquino, Josceline Souza e Adineuza Cardoso participaram da reunião (Foto: SES)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizará no mês de novembro a Semana do Doador de Sangue, em comemoração ao Dia Nacional do Doador, celebrado em 25 de novembro. O cronograma de atividades deste ano foi definido com ações educativas, culturais e uma coleta externa, pactuadas durante uma reunião nesta segunda-feira, 15, com a participação das gerências de Captação e Coleta.

A programação do evento contará com palestras com orientações sobre cuidados com a saúde, dicas de beleza, apresentações de corais, músicos e grupos que trabalham a questão da sensibilização para doação de sangue como um ato regular.  “Esse é um evento especial para o Hemocentro, em que aproveitamos para intensificar o trabalho de conscientização sobre a doação e também homenageamos os voluntários pelo gesto altruísta da doação de sangue”, disse a gerente de Captação Josceline Souza.

Este ano, a comemoração contará com uma ação externa, destinada à coleta de sangue no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com a gerente de captação, a proposta quer promover o ato da doação de sangue no calendário de atividades das instituições e órgãos da iniciativa pública e privada. “Estamos trabalhando com um calendário anual de coletas externas de sangue, para isso queremos contar com a parceria das empresas fidelizadas que possuem espaço para realização do serviço”, comentou Josceline.

O objetivo das ações é levar esclarecimentos e desmistificar a doação de sangue. “Como o evento acontece na última semana de novembro temos que pensar na preparação do estoque estratégico de sangue da unidade durante dezembro. Esse é um mês de férias, festas de final de ano, e que por conta dessa mudança na rotina das pessoas o número de doações reduz, por isso precisamos buscar estratégias para estimular as doações em período festivo e feriados prolongados”, destacou a gerente de Captação do Hemose.

“Durante essas ações, buscamos conscientizar o cidadão voluntário sobre o seu papel social na colaboração com o serviço”, ressaltou a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino ao lembrar que as datas em homenagem ao doador têm como intuito esclarecer e proporcionar estímulo à doação voluntária de sangue.

Doador

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br. Mais através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: SES

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais