Hemose alerta para situação crítica do estoque de sangue O negativo

O tipo é raro, essencial para emergências e por isso, a unidade reforça o pedido de doação

O tipo, considerado essencial em atendimentos de emergência por poder ser usado em qualquer paciente, chegou ao nível mínimo de segurança. (Ascom SES)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) emitiu um alerta para a situação crítica do estoque de sangue O negativo, considerado o tipo mais necessário em atendimentos de emergência.

De acordo com a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, a falta do tipo O negativo acende um sinal de alerta na rede transfusional. “Por ser raro e universal em casos de urgência, quando o estoque cai, todo o sistema fica vulnerável”, explicou.

A unidade pede a mobilização urgente de doadores que possuam o tipo sanguíneo e estejam aptos a doar. “Cada bolsa tem um impacto direto no atendimento de emergência. Precisamos restabelecer o estoque”, reforçou Fernanda.

Critérios para doação

Para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde, não apresentar sintomas de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar o termo de autorização dos pais ou responsável legal, disponível no site do Hemose.

Horários

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na sede do Hemose, no bairro Capucho. Informações e agendamentos podem ser feitos pelos telefones (79) 3225-8019 e 3225-8039.

*Com informações do Hemose

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais